Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Scenario analysis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição
    (2021-10-05) PINHEIRO, Martônio Ribeiro; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA