Navegando por Assunto "Sapatas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de rotinas de cálculo no software SMath studio: dimensionamento de sapatas rígidas e análise comparativa com os resultados processados pelo software AltoQi Eberick(2023-07-18) NEVES, Gabriel de Carvalho; MORAES FILHO, Henrique Silva; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660Este trabalho possui foco no problema de dimensionamento de sapatas de concreto armado e a consequente verificação de recalques, dado que imprecisões de cálculo de deslocamento podem conduzir a diferentes prognósticos desfavoráveis à vida útil da estrutura. A abordagem proposta para validação de métodos traz uma alternativa ao uso de softwares comerciais que dominam a indústria de projetos estruturais com o uso de ferramentas tecnológicas como programas-fonte abertos que permitem a verificação e descrição dos códigos e funcionalidades programados. Optou-se pelo software livre SMath Studio por facilitar a apresentação das equações adotadas e a elaboração de rotinas computacionais, sendo selecionadas referências consolidadas na área de geotecnia que permitem um espectro qualitativamente variado sobre usos das equações tradicionalmente adotadas nesses cálculos para aplicações em contextos profissionais, tomando-se como contraponto, o tradicional software Eberick, desenvolvido pela empresa AltoQi. Das simulações computacionais desenvolvidas, atestou-se que o script apresentou desempenho satisfatório, o que garantiu resultados seguros do ponto de vista de cálculo, uma vez que as tensões resistentes da armadura superam os valores dos esforços de tração na base da sapata, bem como não há esmagamento das bielas de compressão nem recalques maiores que os limites adotados na literatura. A revisão dos conceitos para o desenvolvimento do trabalho permitiu inserir aprendizados que auxiliam na compreensão do fenômeno, diminuem significativamente a possibilidade de erros de entrada e incorporam o conhecimento formal devido ao desenvolvimento iterativo e incremental, possibilitando melhores práticas de projeto.