Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sallen-Key"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Filtro Sallen-Key como pocket-lab para ensino de identificação e controle de sistemas dinâmicos
    (2025-09-23) PAIVA, Raissa Stephany Teixeira; TEIXEIRA, Raphael Barros; http://lattes.cnpq.br/4902824086591521; https://orcid.org/0000-0003-2993-802X
    Este trabalho aborda o desenvolvimento de um Pocket-Lab, ou laboratório de bolso, que é baseado em um filtro de Sallen-Key. Esta ferramenta tem a finalidade do estudo de sistemas dinâmicos. Foi projetado para não ter a necessidade de uma fonte externa de alimentação para o circuito, sendo implementado apenas um microcontrolador Arduino e a linguagem Python, o que torna uma tecnologia mais compacta, acessível e de fácil manuseio. Foi apresentada a utilização do filtro para estudo de identificação de sistemas, onde um modelo matemático do filtro foi gerado a partir de dados reais e posteriormente é confrontado com o modelo nominal, modelado a partir da teoria de circuitos, de onde se obtiveram ótimos resultados de ajuste. Foram realizados também experimentos de projeto de controladores lineares do tipo PI e PID, visando demonstrar a funcionalidade do filtro para o desenvolvimento de habilidades de projeto de controle. A ideia do projeto é fornecer uma ferramenta de auxílio para o estudo e aprendizado dos alunos nas competências de identificação, análise de controle de sistemas lineares. Com essa tecnologia, espera-se que professores e alunos possam interagir com sistemas físicos de forma prática e intuitiva, sem a necessidade de estarem em um laboratório convencional. O que possibilita atividades tanto em aulas presenciais quanto em ambientes remotos, assim promovendo uma experiência mais imersiva e acessível no estudo de controle de sistemas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA