Navegando por Assunto "Sala de recurso multifuncional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Políticas da Educação Especial na perspectiva inclusiva: algumas reflexões sobre as salas de recursos multifuncionais no município de Bragança-PA(2025-10-24) VELOSO, Adriane Ferreira; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente trabalho se propõe apresentar dados sobre a Política da Educação Especial Inclusiva acerca da implantação da Sala de Recurso Multifuncional no município de Bragança-Pará,. Assim, objetiva-se refletir acerca dessas políticas em relação a implantação da SRM, com enfoque nas mudanças ocorridas nos anos de 2014 comparado ao ano de 2024. Os dados são oriundos de um artigo, assim como de uma entrevista realizada junto às Secretaria Municipal de Educação (SEMED), além de observação e entrevista em uma SRM de uma escola pública da rede municipal de ensino. A partir da análise dos resultados, é possível afirmar que o processo de implantação das políticas e funcionamento das SRM no município de Bragança-PA, embora tenha tido alguns avanços, ainda persistem desafios significativos, sobretudo no que se refere a ampliação do atendimento e a adequação estrutural dos espaços destinado às pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O trabalho pedagógico na sala de recurso multifuncional da escola Vilhena Alves(2019-01-11) COSTA, Waléria Augusta Araújo; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299O presente resumo se configura como um estudo de caso, realizado durante um estágio não obrigatório como bolsista PIBID entre os anos de 2017 a 2018 na SRM da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência durante o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Sala de Recurso Multifuncional – SRM. Para melhor estruturar as reflexões consideram-se também algumas questões norteadoras, a saber: Como se constitui a organização do trabalho pedagógico para o atendimento de alunos com deficiência matriculados no ensino médio da Escola Vilhena Alves? Que objetivos são definidos para o trabalho pedagógico da sala de recurso multifuncional junto a esses alunos? Que atividades são desenvolvidas junto aos alunos com deficiência na SRM da Escola Vilhena Alves? O objetivo desta pesquisa é Compreender como se constitui a organização do trabalho pedagógico desenvolvido no atendimento de alunos com deficiência. Assim sendo‚ a análise e reflexão sobre a prática esteve baseada e refletida em registros documentais, para a metodologia foi escolhida a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso‚ tendo como instrumentos para coleta de dados a observação, os cadernos de campo, fotografias e documentos como: O plano de desenvolvimento individual (PDI) e a documentação pedagógica da SRM. Após a análise dos dados, identificamos que o Trabalho Pedagógico desenvolvido na SRM segue a um cronograma de atendimento elaborado pelo professor do AEE a partir do planejamento das ações registradas no PDI, sempre respeitando as necessidades de cada aluno, as atividades desenvolvidas com os alunos com deficiência tem por objetivo o desenvolvimento psicomotor, o domínio das funções motoras, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, escrita e leitura. Verificou-se que estas atividades são executadas em seções individuais e em grupos. Outro aspecto observado é a avaliação bimestral realizada sobre os recursos pedagógicos e as metodologias utilizadas com os alunos, esta avaliação tem como finalidade acompanhar se tais recursos e metodologias estão condizentes com o nível de aprendizagem dos alunos atendidos pelo AEE na SRM da escola. Ao analisar o trabalho pedagógico da SRM observa-se que este é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência.