Navegando por Assunto "Saberes matemáticos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino(2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática na construção civil: saberes matemáticos utilizados por pedreiros na perspectiva da etnomatemática(2023-08-30) REIS, Hádria Lourranne Barbosa dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este Trabalho de Curso aborda a aplicação da Etnomatemática na construção civil, com foco nos saberes matemáticos utilizados pelos pedreiros. O objetivo da pesquisa foi identificar e compreender esses saberes informais, bem como explorar a relação entre eles e a Matemática formal ensinada em sala de aula. A metodologia adotada envolveu a análise de documentos, revisão bibliográfica e uma entrevista realizada com um profissional da área. Os resultados revelaram a diversidade de saberes matemáticos dos pedreiros, incluindo cálculo de áreas e volumes, geometria prática, cálculo de medidas e planejamento de orçamentos. A perspectiva etnomatemática mostrou-se relevante para valorizar esses saberes e promover uma Educação Matemática mais inclusiva e contextualizada. As contribuições do trabalho incluem a valorização dos saberes dos pedreiros, a melhoria da formação de professores e a promoção de uma prática profissional mais consciente. Recomenda-se a valorização desses saberes na construção civil, a promoção da perspectiva etnomatemática no ensino e a realização de mais estudos nessa área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção de "Euterpe oleracea" de terra firme em Candeua - Curuçá/Pará: um processo de múltiplos movimentos matemáticos(2024-02-27) ALMEIDA, Matheus da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este presente Trabalho de Curso – TCC, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar conhecimentos matemáticos informais presentes em práticas de campo no cultivo de Açaí, na perspectiva de aproximar a Matemática Formal Escolar ensinada nas salas de aula aos conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos. A pesquisa tem características de um Estudo de Caso, tendo como principal colaborador, o produtor e proprietário da fazenda de produção de Açaí, da comunidade de Candeua no município de Curuçá – PA. As informações foram constituídas por meio de observação em lócus e entrevista com questões semiestruturadas acerca dos principais processos de manejo de Açaí. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa está embasada em estudos de pesquisadores que discutem a temática, espacialmente a Etnomatemática que faz abordagens relacionadas as diferentes práticas informais de grupos sociais. Os resultados apontam que os conhecimentos matemáticos informais presentes nas práticas do cultivo do Açaí, podem ser elementos de grande valia para auxiliar o professor a ensinar a Matemática Formal Escolar de forma diferente da tradicional, buscando alternativas para motivar os alunos a aprender Matemática por meio da inserção de atividades práticas, relacionando o conhecimento matemático formal aos conhecimentos matemáticos informais adquiridos no cotidiano do aluno. Esperamos que este trabalho possa trazer aportes para o avanço das pesquisas em Educação Matemática, contribuindo dessa forma, para que a abstração do conhecimento matemático seja mediada por aulas mais interativas, participativas e motivacionais para aquele que aprende.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos informais usados no cultivo do açaí no Quilombo Oxalá de Jacundaí-Moju/PA(2022-11-30) CONCEIÇÃO, Redson Mendes da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta pesquisa de Trabalho de Curso - TCC, é voltada para os saberes matemáticos informais no cultivo do açaí, tendo como objetivo identificar os conhecimentos da matemática escolar presentes na prática do cultivo do açaí no contexto da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa exploratória, esta apresenta características de um estudo de caso, tendo como colaboradores um grupo formado por 10 produtores, da comunidade quilombola Oxalá de Jacundaí do município de Moju – PA. As informações foram constituídas pela observação in lócus da pesquisa e da entrevista com questões semiestruturadas, tendo como principal informante, um morador da comunidade. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa foi baseada nas leituras de tese, dissertações e artigos acerca da Etnomatemática como uma área do conhecimento de grupos sociais, conhecimento este que é a base das práticas informais. A pesquisa apontou que ensinar matemática, a partir do conhecimento prático, na perspectiva de não distanciar do cotidiano do aluno é uma forma de motivar o mesmo, por meio da inserção de novas técnicas, na perspectiva de amenizar as dificuldades do aluno na compreensão dos conteúdos, fazendo aproximação do conhecimento matemático formal ao cotidiano do aluno, demonstrando que a matemática está presente no seu dia a dia. Esperamos poder contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos por meio da aproximação dos conhecimentos matemáticos utilizados fora da sala de aula com os conhecimentos matemáticos ensinado dentro das salas de aula.