Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Saberes formal e informal"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saberes matemáticos: da informalidade do saber matemático de pedreiros à formalidade do saber matemático escolar
    (2018-11-14) OLIVEIRA, Demeson Pereira de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da reflexão sobre saberes matemáticos informais de pedreiros entrelaçando os saberes formais da Matemática numa abordagem Etnomatemática. Para a realização deste estudo de natureza qualitativa foram entrevistados três pedreiros, os quais trabalham nessa profissão com tempo variando de 12 a 29 anos possuindo vasta experiência nessa área. Para o estudo utilizamos entrevistas in lócus, com registro em áudio e para obtenção dos dados foi feita uma pesquisa de campo, de caráter descritivo com auxílio de observações sistemáticas. Ao longo do trabalho é discorrido sobre o conceito de Etnomatemática e também tratamos de saberes matemáticos formal e informal. A ênfase maior deste estudo está nos saberes adquiridos pelos pedreiros ao longo de suas atividades, os quais são adquiridos de modo empírico. Quando feita a comparação de como os pedreiros procedem para fazer seus cálculos e como esses cálculos são feitos no meio escolar, foi observado que existem semelhanças em alguns aspectos e em outros não. Os pedreiros fazem seus cálculos de forma prática, muitas vezes usando o conhecimento formal, mas desconhecendo do que se trata. Contudo, a falta do conhecimento escolar da matemática não interfere na qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA