Navegando por Assunto "Saberes formal e informal"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes matemáticos: da informalidade do saber matemático de pedreiros à formalidade do saber matemático escolar(2018-11-14) OLIVEIRA, Demeson Pereira de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da reflexão sobre saberes matemáticos informais de pedreiros entrelaçando os saberes formais da Matemática numa abordagem Etnomatemática. Para a realização deste estudo de natureza qualitativa foram entrevistados três pedreiros, os quais trabalham nessa profissão com tempo variando de 12 a 29 anos possuindo vasta experiência nessa área. Para o estudo utilizamos entrevistas in lócus, com registro em áudio e para obtenção dos dados foi feita uma pesquisa de campo, de caráter descritivo com auxílio de observações sistemáticas. Ao longo do trabalho é discorrido sobre o conceito de Etnomatemática e também tratamos de saberes matemáticos formal e informal. A ênfase maior deste estudo está nos saberes adquiridos pelos pedreiros ao longo de suas atividades, os quais são adquiridos de modo empírico. Quando feita a comparação de como os pedreiros procedem para fazer seus cálculos e como esses cálculos são feitos no meio escolar, foi observado que existem semelhanças em alguns aspectos e em outros não. Os pedreiros fazem seus cálculos de forma prática, muitas vezes usando o conhecimento formal, mas desconhecendo do que se trata. Contudo, a falta do conhecimento escolar da matemática não interfere na qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.