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Navegando por Assunto "Saberes da Tradição"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma história de mulheres: saberes e práticas de cura em Jacarequara, Santa Luzia, Pará
    (2025-07-14) REIS, Francineia da Conceição; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    A comunidade de Jacarequara fica no município de Santa Luzia do Pará, abriga 273 pessoas que estão distribuídas em 55 famílias que mantém vivas diversas práticas culturais e econômicas tradicionais como: agricultura de subsistência, extrativismo, artesanato, pesca e agricultura, que são fundamentais para sustentabilidade e manutenção de sua identidade. Nossa pesquisa teve como objetivo geral registrar e analisar as histórias de mulheres que manipulam ervas medicinais nessa comunidade para analisar como elas percebem seus conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais, como e com quem aprenderam essa arte na comunidade. Nesse caminho, realizamos entrevistas com três mulheres, denominadas Alecrim, Arruda e Cidreira, moradoras da comunidade e que praticam e preservam a arte de curar por meio de rezas e confecção de remédios caseiros a partir da utilização de plantas medicinais. Verificamos que os saberes são repassados ao longo de gerações, geralmente por mulheres que os consideram muito importantes, não apenas por garantir uma fonte adicional de renda, mas também, por atender uma comunidade que não tem acesso fácil ao sistema público de saúde. Nascidas e criadas na comunidade essas mulheres atuam na manutenção de uma tradição que se fundamenta em saberes ancestrais. Trazer para a academia o relato dessas mulheres nos envolve em um movimento de resistência e afirmação desses saberes, também nos leva a explorar as peculiaridades de uma Amazônia muitas vezes desconhecida e subestimada. Os saberes tradicionais são saberes da floresta, intrinsicamente atrelados a elementos da natureza, que acionados pelos seres humanos contribuem para a restituição e manutenção de sua saúde.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas pedagógicas e os saberes da tradição na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA
    (2025-10-16) SOUSA, Jannerson de Cásio Xavier de; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    A presente pesquisa estuda a relação entre práticas pedagógicas e saberes da tradição na Escola Profa. Maria da Silva Correia, localizada na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA. O estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os saberes da tradição reverberados no cotidiano da referida escola. Os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa de pesquisa, com técnicas e instrumentos do tipo entrevistas com perguntas semi estruturadas e aplicadas às professoras e moradores(as) locais mais idosos(as), assim como observações no ambiente escolar. Os principais resultados apontam que a escola valoriza os saberes da tradição com uma metodologia voltada para a contação de histórias locais, desenvolvimento de projetos que trazem a cultura e o ambiente local, assim como a Escola conhece e reconhece os saberes da tradição como uma poderosa ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A principal conclusão revela que as práticas pedagógicas alicerçadas pelos saberes da tradição local se tornam um processo de ensino significativo, uma vez que os(as) estudantes possuem o sentimento de pertença ao conteúdo olhando para a materialidade local.
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