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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo
    (2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças do bairro-comunidade Jarumã Abaetetuba-PA: sobre significados, cotidianos e a cultura do lugar
    (2023-07-06) SANTOS, Gizelma Dias dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho trata dos saberes das crianças da bairro-comunidade Jarumã, com foco no tripé criança-lugar-cultura, considerando seus sentidos, brincares e convívios no cotidiano comunitário por esses sujeitos. Refletimos sobre as crianças na direção de compreender os processos heterogêneos produzidos culturalmente por sujeitos infantis na perspectiva de dar visibilidade a vida concreta delas. Para isso, recorremos a autores Brandão (2015, 2007, 1997), Pojo (2017), entre outros; mais um ensaio empírico baseado nos pressupostos da etnografia, utilizando a observação, o registro fotográfico e entrevistas com crianças e adultos moradores do bairro-comunidade jarumã. Como resultamos, apontamos que as crianças desse bairro-comunidade possuem saberes imersos num mundo infantil amazônico próprio. Também, as crianças são regidas pela cultura local, que dizem respeito às ações, a linguajares, a regras cotidianas etc. Saberes que são ensinados e transmitidos dentro da cultura local e os pequenos, e assim captam um modo de vida vivido em interlocução com o adulto. Por fim, fica a ressalva da importância disso tudo à escola para a construção dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma cumbuca cheia de saberes: a alimentação segundo as crianças dos anos iniciais
    (2023-12-18) SANTOS, Gessy Sousa dos; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314
    Este artigo deriva de uma pesquisa realizada com crianças do 3o e 4o ano dos Anos Iniciais de uma escola pública na periferia de Castanhal/PA, centrando-se na temática da alimentação. Possuindo o objetivo de fornecer visibilidade aos saberes das crianças sobre a temática da alimentação. A fundamentação teórica segue as contribuições da Sociologia da Infância, com sua ênfase no protagonismo das crianças. O artigo adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa exploratória, realizada por meio de rodas de conversa, registro das aulas em diário de campo, contação de histórias com produção de desenhos e cartas. Nos resultados observamos os aspectos da influência da indústria alimentícia nas falas das crianças quando elas indicam os nomes das marcas dos produtos que consomem como, Todinho, Orion e outros. As falas das crianças também apontaram certas evidências da normatização de falas violentas durante as refeições, entre outros. Desse modo, concluímos que as crianças apresentaram seus saberes sobre alimentação correlacionando informações que foram adquiridas no contexto escolar com suas vivências pessoais e com os diálogos estabelecidos entre os próprios alunos durante a pesquisa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
    (2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do ato de aprender ao ato de ensinar: a história de vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente
    (2015) QUARESMA, Maria do Carmo Maués; SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; http://lattes.cnpq.br/1459920630595914
    Este memorial trata de minhas memórias sobre o ato de aprender ao ato de ensinar: os marcos das reminiscências da história de minha vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente. Pretende apresentar as reflexões teóricas que embricaram-se à minha formação familiar, acadêmica e profissional. Destacando as memórias sobre minha origem de vida, e minha passagem pela educação básica e superior, bem como no trabalho com a formação em serviço. Assim, encontrei fundamentação teórica metodológica na abordagem qualitativa da pesquisa descritiva por meio da técnica de elaboração de um memorial. Meu objetivo geral é compreender como os marcos das reminiscências da história da minha vida e os diferentes saberes influenciaram no meu ato de aprender e na construção de minha identidade profissional docente, além de apresentar as memórias dos acontecimentos marcantes da Educação Familiar e da Educação Formal que me levaram a compreender a forma como eu aprendi; Evidenciar os diferentes saberes que somaram a construção de minha identidade profissional docente; Analisar as contribuições das diferentes aprendizagens para a forma de como eu, professora alfabetizadora, ensino hoje. Cheguei à conclusão que a identidade docente é produzida através das várias aprendizagens, saberes oriundos de si e de outrem e que há uma estreita relação dinâmica entre a história e vida que interfere no modo que aprendemos e ensinamos e que sempre há possibilidades de mudanças a nível pessoal, profissional principalmente quando sabemos reconhecer as contribuições implícitas e explícitas advindas de muitos e diferentes saberes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
    (2022-08-26) SILVA, Jessiane Gonçalves da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    “Esse é o dom que Deus me deu”: práticas de cura e saberes populares na vila rural do Acarajó, Bragança do Pará
    (2018-12-04) REIS, Romaisson Christofher das Neves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    O presente artigo toma como objeto de estudo as práticas de cura na Região de integração Rio Caeté, tendo como o objetivo principal de estudo o curandeiro, partindo do pressuposto que este sujeito contribui com sistema de crenças e saberes. Para delimitar o território estudado, a pesquisa de campo se concentrará na vila do Acarajó, zona rural do município de Bragança. Assim sendo, entende-se que essas práticas de cura não são exclusivas da contemporaneidade, pelo contrário, elas se tornam mais interessantes quando reconhecidas como práticas tão antigas que apesar da modernidade ou as series de tentativas da igreja católica em exercer o controle sobre o campo das crenças ou até mesmo frente ao preconceito voltado sobre as religiões de matizes africanas, pode-se observar a sobrevivência destas práticas que existem desde o período colonial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em território praiano amazônida - região Caeté
    (2023-12-11) SILVA, Maria Esmeralda Batista da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Falar das crianças e das infâncias na Amazônia Paraense perpassa tentar enxergar as muitas culturas, saberes e experiências que circulam no cotidiano dos espaços territoriais e (inter)territoriais rurais, interáguas, margeados por rios, estradas, praias, ramais, ilhas ou até mesmo no cotidiano do espaço urbano. A própria característica geográfica, histórica e econômica de cada território, expressa modos de vida que circulam pelo viés das gramáticas sociais de cada lugar, que as crianças espraiam em seu cotidiano, marcado pelas águas, rios, praias, mangues ou até mesmo nas pequenas praças das cidades interioranas. O recorte da pesquisa aqui discorrido tem o intuito de caracterizar e refletir sobre as redes de saberes e fazeres elaborados no cotidiano vivido e aos processos de interações socioculturais tecidas no ambiente praiano envolto com as águas que circundam seus espaços. O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as gramáticas sociais das águas praianas da região do Caeté. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa, abarca aprofundamento bibliográfico e coleta de dados empíricos. Quanto a pesquisa bibliográfica, o estudo pautou-se em três eixos: Gramáticas sociais e culturais; Etnografia com crianças e Criança do campo, mediado pelos seguintes autores: Brandão (2015; 2015; 2007), Sarmento (2004; 2007), Furtado (2003), Kramer (2019), Silva (2005), Soares (2006), Freire (1987), Corrêa (2022), Freitas (2019; 2020), Toutonge (2020;2021), Brasil (2010; 2009; 2008), entre outros. Os resultados apontam que as gramáticas sociais e culturais das crianças praianas, estão interrelacionadas e assentada nos pilares dos traços identitários da cultura local, seus brincares, e um cotidiano em constante movências (águas-brincares-pontes escola-praia). Ademais, é preciso procurar entender que essas gramáticas sociais fazem parte de uma tradição muito rica, oriundas das crenças, costumes, falares, vestimentas e a invenção dos brincares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leituras Freireanas em contexto da pandemia de COVID-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA
    (2023-07-07) AVIZ, Meire Santos de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente artigo aborda a temática Leituras Freireanas em Contexto da Pandemia de Covid-19: vivências e experiências dos sujeitos da eja, tendo por objetivo analisar as narrativas dos alunos da EJA Campo, no sentido de compreender as experiências vividas por essa juventude amazônica no contexto pandêmico de Covid-19. Apresenta como locús de pesquisa a Escola E.M.E. I.F Zulmira Pinto Guedes, localizada na comunidade Vila dos Neves no Município de Tracuateua no Estado do Pará. A coleta de dados utiliza a técnica do Grupo Focal (GF) com questões semiestruturadas gerais e específicas que tratam sobre as experiências e percepções em relação à temática deste estudo. Posteriormente ocorre a análise das falas sob a ótica da análise de conteúdo. Como resultado nota-se que a partir das experiências vividas os alunos construíram saberes que os possibilita ser um indivíduo autônomo, consciente e reflexivo em sua vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As memórias e as vivências de uma mulher quilombola da Amazônia na UNICAMP
    (2023-10-30) ROSA, Graciane do Socorro Araújo da; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443
    O presente trabalho trata-se das memórias vivenciadas por mim, mulher Quilombola da Amazônia paraense durante o estágio realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Que teve como objetivo um intercâmbio entre estudantes ribeirinhos, indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais de diferentes cursos e Campi da universidade Federal do Pará e os projetos de pesquisas científicas da UNICAMP. O estágio aconteceu no laboratório de Inovação de Alimentos (LINA)FE/UNICAMP, no projeto de pesquisa “métodos de preservação da qualidade de alimentos”, onde foi desenvolvido várias técnicas industriais de preservação de alimentos e utilizado vários equipamentos para esse processo. O bjetivo desse estágio era que a partir das minhas vivências pudesse conhecer outros métodos de preservação de alimentos e assim me proporcionar novas experiências a cerca da preservação de alimentos e que esses conhecimentos futuramente fossem colocados em prática na minha comunidade. Assim, o estágio me proporcionou vivenciar outras culturas, saberes e costumes, além de me fazer entender a importância da ciência e do conhecimento empírico para a sociedade e principalmente para os povos de comunidades tradicionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os processos de integração de saberes e educação ribeirinha: o papel do SOME na formação de jovens trabalhadores
    (2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações entre educações na comunidade Quilombola São Bernardino, Mojú-PA
    (2019-09-02) MAIA, Damares Santos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517
    Este trabalho teve como objetivo principal analisar os processos educativos e as relações entre educações (educação quilombola e educação escolar quilombola) na comunidade quilombola São Bernardino, Mojú/PA, tomando as práticas sociais da comunidade com base nas ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, indicar possíveis direções ao currículo escolar e sua prática educativa da escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa envolveu uma rápida pesquisa de campo, sendo a recolha dos dados realizada por meio das conversas, observações, visitações no lócus da pesquisa, informações por meio de documentos oficiais da Associação e alguns referenciais teóricos, ademais foi útil também a minha própria experiência de cidadã quilombola. Nos resultados pontuou-se as relações entre as educações com destaque aos desafios de se manter viva as práticas culturais na comunidade, e também de fazer valer o que diz as diretrizes curriculares em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino. Também, pontua-se sobre os desafios de manter vivas as práticas culturais da comunidade, e também de colocar fazer valer o que diz as diretrizes em relação ao processo de reconhecimento da escola como quilombola na comunidade São Bernardino, Mojú/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório técnico-científico final. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Projeto de Pesquisa: a inserção dos saberes da tradição na formação inicial dos professores do ensino fundamental do município de Bragança-PA
    (2022-12-09) CONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; ROCHA, Nádia Sueli Araújo da; http://lattes.cnpq.br/1511469716473351
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saberes das terras e das águas no Clube de Ciências do Campus Universitário de Bragança
    (2023-01-03) RIBEIRO, Alana Camila Furtado; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219
    O referido trabalho tem como finalidade expor os resultados das atividades desenvolvidas no Clube de Ciências, projeto do CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico) da UFPA (Universidade Federal do Pará), que tem por finalidade promover a alfabetização científica de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública e dessa forma, desmistificar que o ensino de ciências é algo autônomo, ou seja, que este não pode caminhar junto com a cultura e os demais saberes que contribuem para a formação cidadã na atual sociedade. Com relação ao projeto inicial modificamos algumas temáticas de acordo com as necessidades encontradas na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes que constituem a significação da terra no discurso dos atingidos por barragens hidrelétricas no Rio Grande do Sul durante a década de 70
    (2022-07-20) PASSOS, Lucilene dos Santos; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166
    Na tentativa de frear os impactos da crise mundial do petróleo durante a década de 70 o governo brasileiro viu nos rios grande potencial para a construção de Usinas Hidrelétricas. Com o projeto de instalação de barragens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina se inicia da parte dos atingidos um movimento de reivindicação em cobrança de planos de reassentamento e pagamentos de indenização. Este artigo, examina sob a luzteórico-analítica da análise materialista do discurso, os saberes que indiciam regularidades que se confluem na constituição da formação discursiva que cobra do Estado o ressarcimento de propriedades alagadas. A fundamentação teórica se constitui a partir das leituras em Orlandi (2005) e Michel Pêcheux (1970) mobilizando o edifício teórico de Formação Discursiva, o Corpus é constituído pelas materialidades recortadas no boletim nº 2 produzido pela Comissão Regional dos Atingidos por Barragem (CRAB), em 1982.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os saberes que subsidiam a prática da pesca artesanal: um olhar sobre a etnomatemática na comunidade da Prainha no município de Salinópolis
    (2021-10-18) SILVA, Fátima Suellen Barros da; RIBEIRO, Rogério Damasceno; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; LOPES, Ramz Luiz Fraiha
    O presente trabalho busca investigar a natureza dos saberes que estão presentes na prática da pesca artesanal da comunidade Prainha no município de Salinópolis /PA. Neste sentido, a pesquisa baseou-se em uma grande referência da comunidade científica da Etnomatemática, Ubiratan D’Ambrósio e de outros estudiosos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 03 pescadores, com idades entre 41 a 51 anos. A análise da pesquisa foi realizada de forma descritiva e interpretativa frente à literatura pertinente a Etnomatemática na Educação Matemática e os dados coletados, como: áudios, vídeos, fotos, anotações em diário de observação. Os resultados mostraram que a Etnomatemática é uma ferramenta que percorre um caminho transdisciplinar e dessa forma traduz com êxito as dimensões dos saberes produzidos na prática da pesca, em especial os saberes matemáticos que se revelaram no decorrer desta pesquisa com fundamentação cultural, social, histórica e tradicional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vida, saber e a comunidade quilombola de bairro alto, a partir da trajetória de Maria da Conceição
    (2023-12-14) SANTOS, Ariclê do Socorro Gonçalves dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho trata da relação entre saber popular e educação quilombola, tomando como discussão a trajetória de vida de dona Maria da Conceição, uma mulher negra, quilombola e com sabedora das ervas medicinais. Buscamos entender melhor os processos que enredam os saberes, a vida da mulher negra num quilombo e as relações que possam existir com a educação formal, no espaço da escola quilombola. Assim, tivemos como objetivo principal, discutir o saber popular em interlocução com a história da comunidade, com base na trajetória da vida de Maria da Conceição Sarmento dos Santos. Em uma abordagem qualitativa o estudo foi desenvolvido com base a pesquisa bibliográfica bem como a coleta de dados através de entrevistas e o registro fotográfico, sendo a ênfase a interlocução com a anciã Maria da Conceição, residente da Comunidade Quilombola de Bairro Alto, Salvaterra-PA. Os resultados desta pesquisa apontam que a figura da mulher e negra pela trajetória de vida da anciã constituise uma referência dentro do quilombo, sobressaindo suas vivências, experiências e saberes cujo legado já se faz presente na comunidade.
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