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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conflitos agrários e a importância dos STTR na conquista da terra: educando os agricultores a se contrapor ao latifúndio
    (2025-01-03) LIMA, Jovaldo Tavares; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    Este Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo investigar o papel do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) na posse da terra pelas famílias agricultoras em Oeiras do Pará, atuando como mitigador de conflitos. Os conflitos envolvem interesses de classes antagônicas, refletindo a dinâmica de uma sociedade dividida e os sindicatos desempenham um papel crucial na luta pela posse e regularização da terra, especialmente para os trabalhadores rurais. Em Oeiras do Pará, o STTR atua como um órgão fundamental na articulação desse processo. O percurso metodológico da pesquisa dialoga com a abordagem qualitativa e como principal ferramenta norteadora a observação participante. Os dados foram sistematizados combinando as respostas dos entrevistados com observações sobre a interação com o STTR. Utilizamos a estatística descritiva para analisar os dados. Os principais resultados indicam que a orientação contínua dos sócios para permanecerem em suas propriedades e a formação de associações fortalece a luta coletiva e minimizam conflitos agrários. O apoio do STTR na demarcação dos lotes e a criação de reservas extrativistas são exemplos concretos das vitórias obtidas. A participação ativa dos agricultores, dos movimentos sociais e instituições públicas foram fundamentais para essas conquistas e a formação acadêmica em Educação do Campo, com turmas formadas em Oeiras do Pará, surge como uma oportunidade de fortalecimento dos movimentos sociais e de aprimoramento das ações do STTR, integrando saberes tradicional e científico na busca por uma gestão mais democrática e participativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Das raízes ao diploma: trajetórias de estudantes da comunidade de Segredinho rumo à Universidade Federal do Pará.
    (2025-10-17) SANTOS, Sara Rafaelle do Nascimento; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente estudo investiga as trajetórias educacionais de estudantes da comunidade campesina de Segredinho, localizada no município de Capanema, Pará, que conseguiram ingressar no Ensino Superior. O objetivo foi compreender os desafios as estratégias de superação utilizadas e o papel das redes de apoio familiar e comunitário nesse processo. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico, com aplicação de entrevistas com perguntas semiestruturadas a dez estudantes e ex-estudantes, e, por conseguinte, os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que fatores como renda familiar limitada, necessidade de múltiplas oportunidade e acesso à recursos que vão desde a questão de alimentação ao material didático-pedagógico-científico, transporte escolar quando existia precário, infraestrutura escolar insuficiente, ausência de professores e estigmas sociais marcaram profundamente as trajetórias escolares. Apesar disso, os relatos revelaram persistência, apoio comunitário e protagonismo feminino, demonstrando que a educação tem se constituído como espaço de emancipação e resistência para jovens de áreas rurais/campesinas. As políticas públicas de democratização do ensino superior, como Exame Nacional do Ensino Médio, Sistema de Seleção Unificada, Lei de Cotas, ProUni, Financiamento e Plano Nacional Formação de Professores da Educação Básica foram decisivas para viabilizar o acesso à universidade, configurando-se como mecanismos de inclusão e reparação histórica. Para os(as) estudantes de Segredinho, essas conquistas não se limitam à dimensão individual, mas expressam uma luta coletiva pela valorização cultural e pela mobilidade social. Conclui-se que as experiências desses(as) jovens reafirmam a importância de se investir em políticas inclusivas e em práticas pedagógicas que considerem os saberes locais. Assim, a Educação do Campo deve ser reconhecida como instrumento fundamental de transformação social, identitária e cultural em comunidades rurais/campesinas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA
    (2019-12-16) ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA
    (2019-12-12) SOUZA, Elder Martins; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas inclusivas na interface com a educação do campo: desafios e possibilidade em uma escola de ensino fundamental e médio no nordeste paraense
    (2025-10-20) SANTOS, Camilly Vitória Araújo dos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e analisar a sua interface com/na Educação do Campo em uma escola pública estadual do campo, no contexto amazônico do nordeste paraense. Objetivou-se conhecer a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Patalino em Bragança- PA, destacando-se as mudanças ocorridas nos últimos anos na escola, bem como discutimos algumas pistas para a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental com deficiência a partir do diálogo com autores que vem tendo essa preocupação desde uma perspectiva anticapacitista. A pesquisa foi realizada através de análise documental das matrículas; entrevistas semiestruturadas com estagiárias do apoio escolar atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo, atentando-se para as especificidades e leis que tratam da inclusão nos espaços educativos as quais têm contribuído para que uma atenção anticapacitista seja oferecida a estudantes com deficiência nas escolas do campo. Como resultado, destacamos que as entrevistas das estudantes que estagiam no Apoio Escolar evidenciaram a ausência de formação específica para atuar com os estudantes com deficiência, a sobrecarga de responsabilidades atribuídas a estas estudantes, a precariedade da estrutura física da escola que compromete a locomoção de estudantes cadeirantes e também não possui sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por fim, apresentamos a importância da luta pelos direitos humanos e políticas públicas das pessoas com deficiência em ocuparem espaços e carteiras escolares das escolas de suas comunidades no meio rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas das aulas de física no contexto da pedagogia da alternância (Casa familiar rural – CRF)
    (2025-07-22) CARVALHO, José Vinícius Gomes; COSTA, Daniana de; http://lattes.cnpq.br/8838183313851024; https://orcid.org/0000-0002-8523-6156; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X
    Este estudo tem como objetivo geral explorar as práticas pedagógicas no ensino de Física no contexto da Pedagogia da Alternância, adotada pela Casa Familiar Rural. Especificamente, busca-se: (i) observar a relação entre os conteúdos de Física ensinados no Tempo Escola e no Tempo Comunidade; (ii) analisar as práticas que subsidiam o ensino de Física nesse modelo pedagógico; e (iii) compreender a organização e o funcionamento da Casa Familiar Rural. A metodologia adotada... A Casa Familiar Rural tem como princípio a formação de jovens do meio rural por meio da alternância entre períodos de estudo na escola e aplicação prática no contexto familiar e comunitário. A pesquisa demonstrou que a Pedagogia da Alternância, ao integrar teoria e prática no ensino de Física, contribui para a aprendizagem contextualizada e significativa dos estudantes do campo, fortalecendo sua identidade rural e promovendo uma educação mais acessível e alinhada às necessidades locais, embora desafios como a falta de recursos e formação docente ainda precisem ser superados.
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