Navegando por Assunto "Role of the pedagogue"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência na escola "Sagrada família" no município de Tomé-Açu(2022-08-12) SILVA, Samantha Lameira da; ALMEIDA, Werbert Vaz de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho traz o papel do pedagogo como mediador de diálogos, ele tem papel ativo na gestão pedagógica da escola, inclusão de alunos na escola, suas práticas pedagógicas e concepções sobre inclusão. Com o objetivo p de compreender o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência, o artigo tem como questionamento: qual o efetivo papel do pedagogo no processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência? A metodologia utilizada para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativa, dividida em duas etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa exploratória de referenciais teóricos que subsidiaram os elementos de discussão, tendo como suporte a reunião de alguns teóricos. A segunda etapa foi feito o levantamento de dados na pesquisa de campo, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sagrada Família, em Tomé-Açu, Pará. Como resultado, a pesquisa aponta que o papel do pedagogo na inclusão escolar de alunos com deficiência é mediar todo diálogo para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ter os mesmos direitos de aprender quanto qualquer outro aluno não incluído na categoria de especial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar - uma análise da atuação do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS/Cametá(2019-08-26) RODRIGUES, Samanda dos Santos; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536A presente pesquisa traça discussões sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS no município de Cametá-Pa. A partir de uma pesquisa de campo buscamos compreender como a ação pedagógica não se limita ao contexto das escolas, mas vai se configurando a partir das especificidades de cada espaço e dos sujeitos atendidos. Neste sentido, nos utilizamos de procedimentos da pesquisa qualitativa que nos possibilitou usar instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, observação participante, assim como acesso de documentos. Para entender essa configuração buscamos descrever como se desenvolve o trabalho do pedagogo e como são realizadas suas atividades. E por fim, analisamos os resultados tendo como aporte teórico Libâneo (2001, 2002), Arroyo (2012) Brandão (1981). Os principais resultados demonstram a importância do trabalho pedagógico em espaços não escolares, as metodologias, atendimento, processos avaliativos, organização, mesmo a postura desse profissional passa por uma ressignificação resultando em outros/novos saberes. Assim, ainda temos muito que aprender nesses espaços, especialmente por se tratar da busca de resultados em comum através de uma equipe com outros profissionais como psicólogo, assistente social. O que implica em dizer que essa experiência também pode ser muito positiva nas instituições escolares em que todos precisam se reconhecer enquanto educadores e responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos.