Navegando por Assunto "River life"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma trajetória de vida ribeirinha tendo como ênfase a formação docente no PARFOR(2018-05-02) CORRÊA, Franciane Gonçalves; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645O presente memorial visa realizar uma abordagem biográfica da minha vida, desde a infância até a fase adulta. Resgatando minha história, reminiscências de um passado não tão distante trazendo-me recordações que hoje, percebo foram úteis ao meu crescimento moral, intelectual e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar como a formação do PARFOR colaborou para a transformação de minha prática pedagógica enquanto docente em uma escola ribeirinha, fazendo o link com minha teoria/prática. Ser ribeirinho é a pessoa que nasce ou mora em um determinado lugar que fica em beiras de rios, igarapés, lagos e baias. Tem como função, ainda informar a abordagem das fases mais marcante da minha vida, de alguns anos escolares, vida profissional e formação docente. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como pressupostos teóricos autores como: Célia Linhares, Dermeval Saviani, Paulo Freire e Salomão Mufarrej, os quais forneceram suportes plausíveis de referências em relação a problemática aqui levantada. Os resultados deste registro indicam que sim o trabalho do professor nas escolas ribeirinhas principalmente em classes multisseriadas necessita de muito investimento, qual venha abranger um conjunto de atividades que se estendem além da sala de aula, repercutindo sobre a identidade profissional e na qualidade de vida dos mesmos, fazendo-se necessário a busca constante de ações que valorizem a formação docente superior e continuada garantindo a valorização deste educador protagonista do cenário ribeirinho Amazônia em todos os seus aspectos.