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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Brincando e aprendendo com o uso do conhecimento popular das plantas medicinais com os alunos das series iniciais da escola Nossa senhora do Perpetuo Socorro na comunidade do rio Arapapu
    (2015) VILHENA, Maria do Socorro Silva de; QUARESMA, Mauro César Pinheiro; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959
    O estudo teve como objetivo suscitar o interesse dos alunos sobre o uso das plantas medicinais como medicina alternativa e a preservação do conhecimento tradicional, além de identificar três espécies de plantas medicinais mais usadas na comunidade do rio Arapapu, com detalhamento de informações sobre a erva cidreira (Melissa Officinallis), arruda (Ruta Graveolens) e hortelã (Mentha Piperita). Para reconhecer a importância do conhecimento tradicional das famílias dos alunos e perceber os diferentes usos e finalidades de forma lúdica dentro do contexto escolar. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da observação participante com dados coletados a partir de entrevista estruturada, os informantes foram três alunos das turmas do 2º e 3º ano da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no Rio Arapapu, para que percebêssemos como ocorre a aprendizagem por meio da utilização das plantas medicinais. Na realização deste trabalho foram utilizadas como recurso metodológico as entrevistas estruturadas. Verificou - se que alunos que participaram da oficina pedagógica sobre as plantas medicinais, puderam aprender e valorizar o uso das plantas e suas vantagens químicas para continuar adotando-as como meio para cura de suas moléstias, aproveitando a diversidade de meios que a natureza nos oferece. Conclui-se que brincando os alunos aprenderam a valorizar o conhecimento popular das plantas medicinais agregando a sua aprendizagem informações relevantes em prol do resgate cultural destas plantas na comunidade do Rio Arapapu.
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