Navegando por Assunto "Reserva extrativista"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Distribuição das florestas anãs de Avicennia germinans (L.) L. (Acanthaceae) na Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua, Nordeste do Pará.(2025-07-21) LIMA , Yan Cássio Gatinho; BRITO, Madson Lucas Galvão de; http://lattes.cnpq.br/4686753829744069; https://orcid.org/0000-0001-7927-3762; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas; http://lattes.cnpq.br/8943067124521530A estrutura das florestas anãs é resultado direto de condições ambientais extremas, sendo fundamental compreender sua distribuição para orientar ações de conservação. Neste estudo, investigamos como a salinidade intersticial influencia a estrutura e distribuição das florestas anãs de Avicennia germinans na Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua, Nordeste do Pará. Foram delimitadas 90 parcelas e medidos atributos estruturais como diâmetro, altura, densidade e dominância. A análise de agrupamento indicou três grupos estruturais distintos, com o grupo de maior porte concentrado próximo a canais de maré. A salinidade foi medida em períodos seco e chuvoso; constatou-se que no período seco ela teve efeito negativo significativo sobre a altura das árvores, enquanto no chuvoso esse efeito foi irrelevante. A área ocupada pelas florestas anãs correspondeu a 16,8% da RESEX, embora boa parte esteja fora dos seus limites legais. Os resultados mostram que a distribuição e estrutura dessas formações estão fortemente associadas a microgradientes ambientais, especialmente salinidade e disponibilidade hídrica. Concluímos que o estresse salino sazonal modela a estrutura das florestas anãs de A. germinans, e que o reconhecimento espacial dessas áreas é essencial para subsidiar a redefinição dos limites da unidade de conservação e compreender processos associados à expansão dos manguezais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista(2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.