Navegando por Assunto "Rendimento escolar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da relação entre coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças(2018-01-30) CIOFFI, Mônica Lima; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514Há um crescente número de estudos indicando que adequados níveis de coordenação motora, além de serem essenciais ao desenvolvimento infantil em geral, estão relacionados especificamente com o desempenho cognitivo. Entretanto, até o momento, poucos estudos têm feito relação entre essas variáveis no estado do Pará e na região Amazônica. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre os níveis de coordenação motora e desempenho acadêmico em crianças. A amostra foi composta por 104 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 10 anos. Os níveis de coordenação e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se o teste Körperkoordination Test für Kinder(KTK)e as avaliações semestrais respectivamente. Para análise dos resultados utilizou-se estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram fracas correlações entre saltos laterais e a nota de Língua Portuguesa (rho = 0,39) e Matemática (rho = 0,29)no sexo masculino. Com isso, concluiu-se de modo geral que não há correlação significativa entre coordenação motora e desempenho acadêmico em alunos de ambos os sexos na amostra estudada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins(2020-09-19) VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo; RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1880708749832573O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal(2018-10-13) FERREIRA, Genice Maria Menezes; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho (1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma (1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada. Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola pensem conjuntamente em meios para tal parceria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O rendimento escolar dos jovens no contexto do ensino médio nas escolas do município de Soure – Ilha de Marajó - Pará(2023-12-12) NASCIMENTO, Luana Santos; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O trabalho em questão discorre sobre a temática rendimento escolar no ensino médio. Para tanto, o estudo tem como objetivo analisar o rendimento escolar dos jovens na perspectiva do ensino médio nas escolas do município de Soure, Ilha de Marajó – PA. Dessa forma, para o desenvolvimento deste, utilizam-se a pesquisa qualitativa e quantitativa (MINAYO, 2009; ZANELLA, 2009), a partir das quais foi possível realizar um levantamento bibliográfico e documental (MARCONI e LAKATOS, 2007), recorrendo a estudos que dialogam de modo mais amplo sobre o tema proposto, utilizando como técnica a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O lócus da pesquisa se estendeu às escolas médias da cidade de Soure, obtendo informações precisas na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cujo foco esteve no rendimento escolar a partir do fluxo de dados dos indicadores aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série, além de transitar com dados das unidades geográficas do Marajó, Pará e Brasil. Nesse contexto, por entender que há uma carência de estudos no município voltado ao público jovem atuante no ensino médio, pensou-se em aprofundar as averiguações, contribuindo não somente para trabalhos acadêmicos futuros, mas, sim, para a comunidade ao se propor a pesquisar frente o rendimento educacional dos jovens nas instituições médias públicas da localidade sourense. A fundamentação teórica baseia-se nas argumentações de autores renomados e documentos oficiais dentro da proposta trabalhada no presente estudo (ALVES e ARAÚJO, 2017; FRIGOTTO, 2001; KRAWCZYK, 2009; FAPESPA, 2018; DOURADO, 2007; GADOTTI, 2013; BRASIL, 1988 e 1996) e dentre outros. Frente os resultados obtidos no que tange o rendimento escolar no ensino médio, os dados dos indicadores reprovação, abandono e distorção idade-série apresentam quantitativos elevados, seja nas escolas do município, seja nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil, o que é possível mencionar a demanda de políticas públicas, sobretudo quando se trata da última etapa da educação básica no município de Soure, e até mesmo nas divisões geográficas do Marajó, Pará e Brasil.