Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Remote Teaching"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto
    (2021-12-22) ALMEIDA, Carolina Gonçalves de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho de conclusão de curso apresenta e discute os resultados de um estudo desenvolvido com professores que participaram do projeto aulas digitais executada pela Inteceleri Tecnologia para Educação, empresa Google Partner, em parceria com a Secretaria de educação de Ananindeua. Para tanto, este estudo tem como questão quais os desafios enfrentados na produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto por professores que frequentaram os cursos de formação desenvolvidos pela Inteceleri, em parceria com a SEMED. Como objetivos tivemos identificar desafios enfrentados por docentes da Educação Básica, Anos Iniciais, para a produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto e evidenciar avanços a partir dessas produções. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo um questionário, disponibilizado como formulário eletrônico, para a constituição dos dados empíricos. Os colaboradores foram 20 professores de duas escolas públicas do município de Ananindeua-PA. Os resultados indicam como principais desafios as diversas realidades sobre o acesso às tecnologias por parte dos alunos e a falta de equipamentos. Quanto às dificuldades, sobressaiu a limitação quanto ao acesso à internet e à comunicação com os pais. Como aspectos positivos foram indicados a flexibilidade de horários e atividades e a possibilidade de elaborar e disponibilizar atividades variadas e interativas. Ademais, a participação dos professores no projeto possibilitou a elaboração de materiais pedagógicos nas diferentes ferramentas digitais estudadas, sendo o Google Formulário, o mais usado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino remoto da matemática no 6º ano fundamental: desafios e dificuldades em meio à pandemia
    (2022-02-25) MENEZES, Sílvia Neves; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho aborda a temática do ensino-aprendizagem e tem como objetivo geral: analisar o ensino da Matemática durante o isolamento social, por conta da Pandemia da Covid-19, no que concerne ao planejamento, à preparação e execução das atividades de modo remoto, e, como objetivos específicos: descrever a crise sanitária de covid-19 e sua relação com o uso das tecnologias digitais na educação; relacionar o ensino da Matemática antes e em meio à pandemia e compreender as percepções de professores e estudantes durante o período descrito. A pesquisa esteve ancorada em uma abordagem qualitativa exploratória, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiabertos direcionados a uma professora e seus respectivos estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Constatou-se que o período enfrentado com o isolamento social deixou à mostra as dificuldades e desafios que professores e estudantes enfrentaram diante de um cenário muito diferente do habitual que exigiu de ambos um engajamento maior, por conta da ruptura na interação professor-estudante que havia na aula presencial. Verificou-se, ainda a necessidade de planejamento e preparação das aulas para serem executadas de forma remota, uma vez que se utilizou o próprio material didático adotado pela escola, com o planejamento que já estava pronto para ser usado no ensino presencial, havendo apenas a transposição para o modo remoto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
    (2021-06-21) SILVA, Edna Maria dos Santos da; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    No contexto atual da educação, com a mudança brusca da forma de ensino que passou do presencial para o ensino remoto, é necessário que se investigue as mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas de professores da rede pública de ensino. Nesse sentido, levantei a seguinte questão: em que termos os professores expressam percepções em relação às suas práticas educacionais em tempos de pandemia? O objetivo foi compreender as percepções sobre as práticas de professores nesse cenário, além de explicitar as práticas educacionais no período da pandemia, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Assumo a Pesquisa Narrativa, tendo como objeto, os depoimentos de três professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de Belém, manifestada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via aplicativos digitais. Tais entrevistas constitui o corpus da pesquisa que foi analisada por meio da análise textual discursiva. Nas percepções dos professores o ensino remoto, como o ensino presencial, só pode ser desenvolvido na sua totalidade com o contato direto entre alunos e professor, e que essa falta de contato aliada a um déficit de acesso a tecnologias digitais (smartphone e internet), contribuíram para a regressão no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.
    (2021-02-26) BARATINHA, Amanda dos Santos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições/reflexões da educação hacker no processo de formação docente a partir do levantamento prévio sobre o ensino remoto na Universidade Federal do Pará/Campus de Breves. A questão norteadora da pesquisa foi entender qual a contribuição da educação hacker para a formação de professores? Dessa forma, se utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura e a pesquisa documental. Como aporte para a revisão de literatura, utilizou-se os seguintes teóricos: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), e Joye, Moreira e Rocha (2020). Na pesquisa documental, utilizaram-se dois relatórios, elaborados em 2020, sobre os limites e possibilidades do ensino remoto no contexto do Campus do Marajó-Breves. Por fim, conclui-se que a educação hacker pode instigar a formação docente na perspectiva da ética dos hackers, o que é fundamental para uma sociedade de sujeitos criativos, inovadores e proativos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA