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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NA PRELAZIA DO MARAJÓ: um estudo sobre a Ordem dos Agostinianos Recoletos e a criação de escola em Breves-PA
    (2020-11-30) CUSTÓDIO, Luciane Barbosa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este estudo apresenta como tema a relação entre educação e religião na Prelazia do Marajó. Tal temática é discutida a partir de uma escola de educação infantil e ensino fundamental criada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) em Breves-PA. A problemática ancora-se nas seguintes questões: Que relação há entre a religião católica e a educação desenvolvida pela escola da OAR em Breves-PA? Como a Ordem dos Agostinianos Recoletos contribui com a educação escolar em Breves-PA? Há influências dessa Ordem na concepção de escola, educação e currículo? O objetivo desta investigação é compreender a relação estabelecida entre a religião católica e a educação realizada no espaço escolar pertencente a OAR em Breves. De modo específico buscou-se conhecer as contribuições da OAR para a educação escolar em Breves e, identificar as possíveis influencia dessa Ordem na concepção de educação, escola e currículo. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem qualitativa que usou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo. Para coletar os dados em campo recorremos ao uso da entrevista semiestruturada. A análise dos dados empíricos seguiu os pressupostos da técnica da análise de conteúdo, em especial a elaboração de categorias e inferências. Nesse processo da base bibliográfica surgiram as seguintes categorias: pluralidade cultural; ensino laico e liberdade religiosa. Dos dados empíricos, selecionamos como categorias: o papel da OAR em Breves; escola para formar e, também, socializar aspectos da religião católica; currículo. Nos resultados obtidos verifica-se que educação escolar e religião com foco no catolicismo se entrelaçam. Todavia, não há uma imposição religiosa, sobre a formação escolar das crianças, até porque, muitas crianças pertencem às famílias não católicas. A influência da OAR nas concepções de educação, escola e currículo não se dá diretamente, pode-se dizer que ocorre de forma indireta e por meio dos rituais de orientação católica adotado na recepção das crianças e em atividades como a “Coroação de Nossa Senhora”. Conclui-se que a formação oferecida na escola gerida pela OAR corrobora para que todas as confissões religiosas existentes sejam reconhecidas, podemos dizer que não há espaço para doutrinações, exclusividades, segregação ou intolerância religiosa, sendo capaz de atender a todos os grupos religiosos. Neste sentido, vislumbra-se a oportunidade para um diálogo que aproxima e possibilita a comunicação e o respeito entre as religiões.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Porque o marido é o cabeça da mulher”: um ensaio analítico do discurso do líder religioso Edir Macedo sobre o casamento na perspectiva da semiótica Greimasiana
    (2021-12-27) SILVA, Antonio Waliton Fernandes da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    O presente trabalho norteia-se nas concepções da semiótica francesa para uma análise semiótica do discurso religioso do Bispo Edir Macedo retirado de um vídeo gravado em uma das reuniões ocorrida em uma de suas igrejas em relação ao papel da mulher dentro do casamento. O objetivo deste artigo é entender a construção identitária do papel da mulher no casamento na concepção religiosa. Utilizou-se como aporte teórico Greimas (1965), criador da teoria; além de trazer as ponderações de Diana Barros (2005) e Fiorin (1955). É adotada uma abordagem qualitativa por meio do procedimento de pesquisa bibliográfica e documental. A análise indica que o discurso religioso voltado para o âmbito familiar, especificamente sobre o papel da mulher no casamento, ainda é construído sob uma perspectiva machista e de inferiorização da figura feminina em relação à masculina.
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