Navegando por Assunto "Relativity"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conceito de espaço-tempo na relatividade restrita(2019-12-04) SILVA, Marcos Paulo Soares; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a Relatividade Restrita, no qual será abordado o desenvolvimento histórico e conceitual desta teoria, visando a compreensão dos aspectos conceituais relacionados a interpretação física sobre o espaço-tempo. Discutiremos o contexto antes da física relativística, dando ênfase aos aspectos de discordância entre a mecânica Newtoniana e o eletromagnetismo de Maxwell. Dentre esses aspectos, podemos destacar a discursão da existência do éter (meio no qual a luz se propagaria) e a não aplicabilidade das transformações de Galileu nas equações de Maxwell. Tais problemáticas foram resolvidas por Einstein, com base na sua teoria relativista de 1905. Mostraremos como os estudos relativísticos moldaram de forma significativa os conceitos de espaço, tempo, massa e energia, ao contrário da física newtoniana que tratava tais entidades como absolutas. Depois disso, abordaremos o funcionamento do GPS, levando em conta possíveis correções relativísticas. Dessa forma, esperamos ilustrar como uma teoria de ciência básica pode ser aplicada em um recurso tecnológico que está disponível para a maioria da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatividade restrita: uma abordagem no ensino médio(2019-12-18) MENDES, Yuri Alves; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, foi feita uma abordagem para difundir o ensino de Relatividade restrita no ensino médio, em uma escola da rede pública de Belém, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos recebam as informações de forma simples e eficiente. Para isso foi ministrada três aulas cedidas pelo professor titular da turma, mostrando os conceitos de relatividade de Galileu e de Einstein, assim como seus postulados, tanto na teoria ou através de apresentação de imagens e vídeos de aplicações no cotidiano e sobre os autores das teorias foram para facilitar a ideia para os alunos de acordo com as competências especificas da BNCC na área de ciências da natureza . Para verificar essa assimilação por parte dos alunos foi proposto dois testes, uma antes de cada assunto para avaliar o conhecimento prévio de cada aluno e outro posterior a aplicação dos conteúdos com intuito de ver a postura de cada um no final.