Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Reflection"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência
    (2017-04-24) SOUZA, Márcia Andréa Santana de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    Este Memorial de formação visa descrever retrospectivamente acontecimentos vividos por uma vida transformada pela educação: A minha vida. Como autora desses escritos, compartilho experiências ao longo de minha vida familiar, ao passo que conto meu processo de formação escolar, acadêmica e profissional. São vivências que, sob o olhar de hoje, pude redimensionar, tendo em vista toda a formação internalizada neste caminhar. Mostro a construção de conhecimentos científicos na academia e como tais saberes levaram-me à reflexão de práticas docentes na perspectiva de suas mudanças, em particular, da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Uma trajetória de vida que perpassa o sofrimento causado pelo bullying, e outras recordações, em meio a esses processos de formação e desenvolvimento como pessoa e docente. Mostro a compreensão de teorias que auxiliam meu pensar acerca de uma práxis na educação como professora que se forma finalmente para retomar essa práxis. Relato crenças e valores e as contribuições delas na conquista do maior sonho profissional: a docência. Em momento de reflexão e ressignificação da ética, amor e respeito, pude compreender o valor da experiência como um saber num movimento de ser tocada e transformada por acontecimentos vividos. Acontecimentos que me levaram à procura de respostas especificamente em meu próprio eu e fizeram-me refletir sobre meu papel como agente de mudança na educação. Enfim, todas as experiências relatadas neste memorial- com reflexões sobre momentos dolorosos, desafiantes, felizes e recompensadores- propiciaram a mim um movimento de ressignificação da maneira de ser, estar, pensar e agir no mundo em prol da educação. Ao final dele, posso dizer que venci e que finalmente serei graduada professora para então continuar minha caminhada docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial EJA e SOME: os impactos na minha vida acadêmica
    (2023-01-23) PINTO, Aldemy Silva; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O presente trabalho sob o tema EJA E SOME: Os impactos na minha vida acadêmica traz uma abordagem sobre a minha história de vida como discente, docente e acadêmico o qual através de minhas lembranças proponho possíveis reflexões sobre as dificuldades que acompanham o aluno desta modalidade de ensino em pauta e que dificultam também o seu prosseguimento nos estudos devido a falta de domínio dos conhecimentos matemáticos, entre outros. Falo também das dificuldades que tive como aluno da EJA e do some no que diz respeito aos conhecimentos de alguns disciplinas, dentre elas a de Matemática. Essa discussão nos ajudará a perceber como estas modalidades de ensino muitas das vezes deixa muito a desejar, pois os alunos, tanto numa modalidade quanto na outra, ficam sem estudar determinados assuntos de suma importância devidos à falta de tempo. Isso nos leva a indagarmos, se nestas modalidades os alunos finalizam o cursos com muitas dificuldades, agora imagina só o que acontece com aqueles alunos que estudam uma vez por semana e conclui o ensino médio em um ano. Questões como essas nos fará refletir sobre a qualidade de ensino que alguns institutos particulares oferecerem por aí afora e repensar qual tipo de profissionais está se formando. Como professor da EJA destaco alguns aspectos positivos e negativos desta modalidade de ensino e a forma como era tratado pela escola. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto, através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre o sujeito e o contexto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem sido muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de Freire (1987) e (1996), Tardiff (2012) pois o mesmos discutem a respeito das reflexões deste memorial. Está estruturado em três capítulos, no primeiro falarei sobre o princípio de minha história de vida, no segundo sobre minha preparação profissional e no terceiro falarei sobre minha relação com a universidade. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.
    (2023-12-05) FERREIRA, Thiago da Silva; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026
    O presente trabalho trata-se das vivências no Estágio Supervisionado no ensino fundamental anos iniciais do qual é um momento imprescindível da formação docente por proporcionar o experienciar à realidade de sala de aula, possibilitando se realizar de fato, a ligação entre a teoria e a prática, promovendo a práxis educativa. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos em Bragança/PA, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da práxis. Desse modo vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desta fase da formação que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes/fazeres pedagógicos de sala de aula. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, explicativa e de campo. Por fim, apesar dos empecilhos que foram surgindo durante o estudo, pode-se afirmar que o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental trouxe experiências únicas que reafirmam o empenho em seguir em diante na formação em educação, assim como em uma possível área de atuação como pedagogo, reconhecendo é claro, que ainda se precisa percorrer um longo caminho, tanto na sustentação teórica que embasa a prática, como no vivenciar as realidades distintas encontradas nos mais diversos contextos de sala de aula e, bem como da escola, finaliza-se com uma fala de Rios quando o mesmo afirma que : “A competência se revela na ação.” (RIOS, 2001, p.88).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA