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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Afeto que mobiliza as redes: o possível fechamento do Museu Paraense Emílio Goeldi entre os usuários do Facebook.
    (2019-02-12) FERNANDES, Phillippe Sendas de Paula; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271
    Na noite de 31 de agosto de 2017, servidores e colaboradores do sesquicentenário Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foram os primeiros a compartilharem nas redes sociais um alerta: em menos de 40 dias, a mais antiga instituição científica da Amazônia fecharia suas portas, consequência dos cortes e contingenciamentos orçamentários que atingiram a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Brasil naquele ano. Nas ruas e nas redes, a mobilização foi imediata e envolveu a sociedade civil, a imprensa e a classe política. O movimento atingiu seu ápice em 17 de setembro de 2017, com mais de dez mil pessoas participando de um abraço simbólico no Museu Emílio Goeldi. Lançando um olhar para a mobilização dos usuários nas redes sociais, este artigo apresenta o resultado de análise de conteúdo quantitativa e qualitativa realizada na página oficial do Museu Goeldi no Facebook, considerando as publicações relacionadas ao possível fechamento da instituição. No mês de setembro de 2017, foram 13 postagens com, pelo menos, 3.726 reações (curtidas ou emoticons), 3.073 compartilhamentos, 253 comentários e 337 avaliações com 93 mensagens públicas. Da análise desse material, despontaram aspectos que evidenciam o vínculo afetivo dos usuários do Facebook com o MPEG e a percepção deles a respeito da relevância da instituição na produção de conhecimento sobre e para a região amazônica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Das charges aos memes: uma pesquisa na rede social Facebook nos anos de 2013 a 2018 e uma possibilidade de proposta para o ensino de História com uso de duas linguagens, os memes e as charges
    (2021-05-07) RODRIGUES, Eliandra Gleyce dos Passos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    O presente trabalho busca conhecer e analisar parte da produção de memes e charges divulgadas em rede social elegendo os anos de 2013-2018, período de efervescência política que culminou no processo de Impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff e por meio deles entender o discurso incluso nessas imagens e seu potencial de comunicação e informação, por analisar a colocação dessas produções no respectivo contexto presente social por meio de sua produção em voga na internet. Também buscando conhecer e analisar as possibilidades para o uso no Ensino de História e ao final apresentar uma possibilidade de usos de memes no Ensino de História, visto que as charges já estão presentes nas aulas e provas de Histórias e no ENEM. E assim tentar entender o Meme como um recurso e como um objetivo de pesquisa para analisar o tempo presente. Assim, se faz necessário pensar dentro dessas possibilidades outros recursos, que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história e é desta forma que apontamos a proposta da utilização de memes no Ensino de História e como fontes de pesquisas históricas. Estudar e explorar essa temática promove a inclusão de práticas didáticas ao Ensino de História, e analisar o seu emprego como fonte histórica, promove expectativas e abertura para pesquisas com memes. Considerando os “memes” como fontes iconográficas que atestam-se como ferramentas úteis para o ensino de história o presente trabalho visa debater sobre essa perspectiva didática e propor meios de trabalhar essa fonte, que são os memes. Além do estudo exploratório de memes na rede social Facebook houve também uma aplicação de questionário em uma escola pública na cidade de Ananindeua com uma turma do 6º ano do ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Divulgação científica nas redes sociais dos laboratórios de Física do campus de Abaetetuba: uma análise metodológica netnográfica
    (2022-12-19) PEREIRA, Reinaldo de Lima; PASCA, Gabriel Adolfo Cabrera; http://lattes.cnpq.br/5642784995274060
    A divulgação científica, vem se destacando atualmente no meio virtual, pois devido a pandemia do covid-19, que vitimou cerca de 14,9 milhões de pessoas, até o ano de 2020. E com os meios de comunicação em massa se mobilizaram para ajudar no isolamento social, provocando a disseminação de notícias científicas por meio da internet rapidamente. Conseguintemente o processo de ensino-aprendizado precisou se adaptaram ao ensino remoto com o uso de tecnologias disponíveis e acessíveis para os alunos. Diante disso, houve também a necessidade de criar plataformas virtuais nas páginas dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba, e em redes sociais como Facebook e Instagram, visando promover a difusão científica. Inicialmente, conscientizando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando informações verdadeiras com fontes confiáveis. Conseguindo abranger aproximadamente quase 30 mil pessoas. E com a criação das páginas do LFCA começaram a observa-se materiais audiovisuais de qualidade disponibilizados pelas redes sociais, tornou-se necessário elaborar estratégias para engajar o público para mais perto da cultura científica. Nesse sentido, no presente trabalho foram criados materiais para a divulgação científica, proporcionando um maior engajamento e atingindo um público cada vez maior. A análise do alcance das páginas criadas fora através de estudos netnográficos o que possibilitou um melhoramento dos projetos e estratégias de divulgação. Assim, é possível concluir que as tecnologias existentes, como as redes sociais podem ser ferramentas que contribuem para a tomada de decisões, divulgação científica e ainda permitem a inclusão de todos, tornando-se assim um ótimo instrumento para o ensino e aprendizagem nas áreas de ciência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estudo dos metaplasmos do português moderno: uma aplicação no contexto das redes sociais
    (2022-02-14) ARAÚJO, Amanda Gonçalves de; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    A língua vive em constantes processos de modificações, dia após dia, novos vocábulos surgem e trazem consigo inovações para a linguagem, na língua portuguesa, isso não é diferente. Portanto, neste trabalho intitulado “O estudo dos metaplasmos do português moderno: Uma aplicação no contexto das redes sociais” tem como enfoque aplicar os metaplasmos nas publicações que se encontram nas redes sociais. A fundamentação teórica desta pesquisa designou-se tendo sua base voltada para os estudos de Coutinho (1976), Mattoso (1979), Botelho (s/d), Houaiss (2021), Mollica (2004), Bagno (1999), Marcuschi (2007) e Possenti (1996).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fake news nas redes sociais: a importância da educação midiática
    (2023-05-15) LEÃO, Gleycy Kellen Gomes; CORDEIRO, Leonardo Zenha; lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
    A presente pesquisa possui como título “As Fake News nas redes sociais: A importância da educação midiática”. Por meio de uma pesquisa narrativa, temos como objetivo geral: compreender a importância da educação midiática como auxiliar no processo de identificação de informações falsas. Como objetivos específicos, delimitam-se: identificar como as Fake News prejudicam processos de escolhas, discutir como a educação para as mídias influencia o processo de identificação de notícias online e apontar como a cibercultura impacta na vida da população brasileira. Levantamos a hipótese de que as pessoas aprendem com os processos de produção de mídia e com as redes sociais– desenvolvem uma leitura mais crítica e uma interpretação diferenciada dos fatos. Dessa forma, a problemática parte da questão : Como a educação midiática está sendo abordada nas salas de aula de acordo com as publicações acadêmicas sobre o assunto? No entanto, foi possível identificar que há debates sobre as fakes news e a importância da educação midiática, porém ainda é necessário mais discussões sobre o tema apresentado, assim como publicações de trabalhos nesse eixo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Influência dos algoritmos das redes sociais nos comportamentos dos indivíduos na sociedade
    (2024-10-30) NASCIMENTO, Victor Rayme Silva do; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    As redes sociais têm um papel central na sociedade contemporânea, moldando interações sociais, acesso à informação e o comportamento dos indivíduos. O funcionamento dessas plataformas é em grande parte regido por algoritmos, que filtram e priorizam o conteúdo mostrado a cada usuário, recomendando somente assuntos de interesse. Contudo, eles também influenciam o comportamento individual e coletivo, causando o efeito bolha de filtro e câmera de eco. Este artigo tem como objetivo compreender como os algoritmos das redes sociais podem influenciar nos comportamentos coletivos em sociedade. O método utilizado é uma pesquisa de campo quantitativa do tipo causal comparativa, realizada a partir de um questionário destinado e disponibilizado a discentes da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Como resultado, percebe-se que os algoritmos afetam a maneira como as pessoas se informam e se relacionam, moldando comportamentos sociais e atitudes em relação a temas globais e locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As Mídias sociais como estratégia de marketing na difusão documental do Arquivo Nacional
    (2018) GRANGEIRO, Gilead; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    O uso das mídias sociais como estratégia de marketing para a difusão documental é o objeto de estudo deste Trabalho de conclusão de curso, ressaltando a sua importância no contexto social onde cada vez mais as pessoas utilizam essas ferramentas para satisfazer as suas necessidades informacionais, por estarem sempre disponíveis no momento que precisam. A tecnologia possibilitou aos profissionais da informação utilizarem essas ferramentas para trabalhar o marketing das instituições custodiadora de documentos de arquivo e dar visibilidade as ações desenvolvidas para disponibilizar a informação a todo tipo de usuário que delas necessitam. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com o auxílio de questionário aplicado aos profissionais do Arquivo Nacional que trabalham com difusão e acesso e a partir da análise dos dados foi possível constatar que as mídias sociais aliadas ao processo de difusão trouxeram, resultados satisfatórios para o marketing da instituição.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu de Arte de Belém em tempos de pandemia e suas redes sociais (Facebook e Instagram)
    (2022-02-22) SOUSA, Suellen Oliveira; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570
    O trabalho parte do levantamento de informações das redes sociais do Museu de Arte de Belém (Facebook e Instagram) entre maio de 2019 a julho de 2021, nos períodos antes do inicio do surgimento da pandemia COVID-19 e depois dos afrouxamentos das restrições causadas pela pandemia. Com o objetivo de estabelecer parâmetros de comparação das práticas museais do MABE em suas redes sociais. As metodologias adotadas durante a pesquisa foram o bibliográfico e pesquisa qualitativa e quantitativa. E para complementar as informações levantadas nas redes sociais do MABE, foram realizadas conversas, com perguntas estruturadas para duas servidoras da instituição. Os resultados mostram que os perfis das publicações mudaram conforme diversos acontecimentos ocorridos em virtude do aumento dos casos de COVID-19 em Belém e pelo período de estar em obras de revitalização na sede do museu. Ao manter as redes sociais do museu dinâmico, trazendo informações de eventos e de exposições, possibilitou um alcance significativo para que as pessoas conhecessem mais sobre o museu e o seu acervo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Olhos sobre pixels: Projeto Historix como recurso digital para o ensino de História
    (2021-06-16) MONTEIRO, Ian Silva Lemos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    Este trabalho tem o intuito de analisar e discutir as produções do Laboratório Virtual de Ensino de História da Universidade Federal do Pará (LVEH), projeto coordenado pelo Prof. Dr. Wesley Kettle, o qual faço parte desde 2018 e que tem como intuito ocupar a internet através das redes sociais sendo estas YouTube, Facebook e Google Classroom, buscando pensar a História, termos de divulgação científica e produção do conhecimento, dentro de espaços que são entendidos como “locais de entretenimento”, como é apontado pela autora Faye Sayer (2015). Partindo disso, foi possível realizar trabalhos de relevância para a discussão do ensino de história e da história pública, o LVEH promoveu dentro da plataforma do Facebook um simpósio online com a intenção de aproximar os professores do ensino básico das discussões da academia. Durante o ano de 2018, foram promovidos 2 simpósios online os quais foram debatidos artigos, entre eles, um sobre a Educação de Jovens e Adultos e outro sobre Educação e Cultura Surda. Simultaneamente, também foram postados vídeos no canal do Laboratório sobre a produção acadêmica dos profissionais da UFPA, especificamente do campus Ananindeua, onde foi possível discutir o trabalho dos pesquisadores e ouvir dos mesmos sobre a pesquisa. Ao longo do ano de 2018, o LVEH conseguiu discutir e expandir os produtos da UFPA, na mesma medida em que reaproximou a universidade com aqueles profissionais que ela havia formado, destacando também a oferta de nosso primeiro curso online “Arqueologia no Ensino de História” com parte importante deste processo em 2018. Em 2019, tivemos a produção de um vídeo com a Professora Siméia Lopes que falou sobre a “História Econômica na Amazônia do Séc. XVIII e XIX” e demos início a criação de um repositório virtual, onde inserimos e-books enviados por seus autores para que possamos divulgá-los e que pode ser encontrado em nosso site (lveh.ufpa.br). Para além disso esse trabalho também traz a análise de outro caminho a ser trilhado pelos historiadores a partir do formato de vídeo-ensaio e vídeohistória, que consistem em vídeos curtos que estão ligados não apenas a linguagem acadêmica mas que pode também se conectar a elementos da cultura em geral, apresentando-se como elemento facilitador para o entendimento da história, sempre levando em consideração as mudanças, transformações, construções e disputas causadas por novos espaços de divulgação e formação de narrativas históricas e que hoje estão cada vez mais presentes nos espaços digitais. A utilização das redes sociais na educação é uma tarefa importante e a experiência com o Laboratório Virtual de Ensino de História expõe que esta possibilidade pode ser realizada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção dos graduandos de de biologia sobre a monitoria on-line utilizando o Instagram na disciplina de bioquímica
    (2022-07-11) MONTEIRO, Matheus Richard Câmara; AMADO, Lílian Lund
    Cada vez mais as mídias digitais estão sendo usadas por docentes que desejam aumentar a participação dos alunos, mesmo que de forma remota, principalmente pós-pandemia de Covid-19. Um exemplo dessas mídias digitais são as redes sociais, como o Instagram, que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino, pois possuem várias vantagens. Assim, esta pesquisa procurou investigar a aplicação prática da rede social Instagram como plataforma on-line de monitoria para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Desse modo, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa básica estratégica de natureza descritiva exploratória com análise quantitativa e qualitativa realizada por meio de levantamento de dados com aplicação de questionário e exploração do tema por pesquisa bibliográfica. A maior parte dos discentes que responderam ao questionário seguiu o Instagram da monitoria e respondeu as enquetes postadas na conta. A média de interação foi de 2.7 em uma escala de 0 a 5. Poucos discentes enviaram dúvidas por mensagem direta. Em relação aos discentes que seguiram alguma das contas, todos gostariam de participar de monitorias on-line em outras disciplinas, 97.7% acreditam que o Instagram é uma boa plataforma para realizar monitorias on-line e todos acreditam que a monitoria on-line por meio do Instagram pode ser usada como um recurso pedagógico na graduação. Assim, a pesquisa mostrou que os discentes enxergam a monitoria on-line como um bom recurso a ser utilizado na graduação, mas os próprios julgaram terem participado pouco das atividades. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros estudos sobre o tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas
    (2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produção audiovisual e redes sociais: uma experiência extensionista de difusão do acervo da Cúria Metropolitana de Belém
    (2022-12-15) BARROS, Keila Siqueira de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma experiência extensionista de difusão em Serviços de Redes Sociais Online (SRSO) por meio de produção audiovisual a partir do acervo eclesiástico da Cúria Metropolitana de Belém. Para tal, utilizaram-se como instrumentos metodológicos pesquisa bibliográfica sobre difusão em arquivos, redes sociais, tecnologias, estudo de usuários e patrimônio cultural, além do levantamento de informações coletadas durante a execução do projeto de extensão “Difundindo Arquivos: Revelando Memórias e Narrando Histórias”. Apresenta-se um breve histórico do projeto e das instituições envolvidas e os procedimentos adotados no planejamento, elaboração e divulgação para um produto audiovisual específico: o arquivo da Cúria Metropolitana de Belém. Conclui-se que as principais informações sobre a instituição e seu acervo foram transformadas em conteúdo dinâmico, interativo e sucinto, facilitando sua difusão para a sociedade e, por conseguinte, promovendo seu acesso a um público além do meio acadêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    RadarUFPA: proposta de aplicação para identificação de problemas de infraestrutura da Universidade Federal do Pará
    (2017-10-10) SOUZA AFONSO, Leonardo Augusto; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221
    Esse trabalho propõe uma solução de software para as barreiras de comunicação entre a comunidade acadêmica e o órgão responsável pela manutenção da infraestrutura da Universidade Federal do Pará. Direcionado pelos conceitos de redes sociais, redes colaborativas, nas informações coletadas dos estudantes, servidores e visitantes da Universidade Federal do Pará, além de análise empírica a partir da vivência do autor neste ambiente, foi possível gerar uma base de dados que auxiliou no projeto e desenvolvimento da aplicação proposta. O trabalho também apresenta o projeto RadarUFPA de forma detalhada em nível de arquitetura e modelagem das aplicações, web e móvel, e a utilização destas por parte de seus usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do marketing pelo personal trainer e suas estrategias de mercado
    (2019-03-07) MARQUES, Tiago Machado; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784
    O Personal Trainer, se desdobra para suprir as demandas de sua carreira, tais como: propaganda, fidelização e investimentos. O estudo tem por objetivo compreender a utilização de estratégias de marketing na captação e retenção de clientes por Personal Trainers atuantes em academia de médio porte da cidade de Belém. Bem como: a) definir como se dá a relação Personal Trainer e cliente dentro do contexto das estratégias; b) identificar as ferramentas mais eficientes quanto ao custo-benefício; c) pontuar o atual cenário acerca do esclarecimento sobre marketing. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa dos dados obtidos através do questionário contendo 33 questões pertinentes ao perfil, atendimento, precificação, estratégias e conhecimentos acerca do marketing. Constatou-se que os Personal Trainers se valem de estratégias como: a) diversificação dos espaços na realização do atendimento, embora a maioria atue em academias; b) realizam promoções para alunos antigos ou quando há adição de alunos; c) uso de banco de dados para agregar valor e responsabilidade ao serviço; d) estimula e participa junto ao aluno de eventos esportivos. A divulgação de seu serviço se dá de maneira mais eficiente em redes sociais (Instagram e Facebook), onde apresentam resultados mais satisfatórios em relação ao custo-benefício. Registrou-se que uma boa parcela da amostra diz ter referências sobre marketing, mas esses dados deixam a desejar quanto referentes a boas noções de marketing tidas pelos Personal Trainers. Conclui-se que é preciso ter mais propriedade do uso das estratégias de marketing pelo Personal Trainers para que obtenham resultados mais satisfatórios dentro da complexidade que é a sua atuação.
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