Navegando por Assunto "Reading-writing"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A brinquedoteca como espaço de leitura do mundo que precede a leitura da palavra(2023-12-22) MARQUES, Angeson Benedito dos Remedios; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339As brinquedotecas são destinadas ao lazer de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que podem se recrear, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras. Elas também se configuram em importantes espaços educacionais fundamentados na ludicidade. Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições da utilização das brinquedotecas para os processos de alfabetização e de letramento de crianças. É uma pesquisa de caráter qualitativo e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura, do tipo meta-síntese. Está fundada na perspectiva Freireana de leitura do mundo precedente à leitura da palavra, e nas contribuições de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Nylse Cunha e Cipriano Luckesi para compor as discussões que associam a brinquedoteca, em seu aspecto lúdico, aos processos de alfabetização e letramento. Verificou-se que a valorização da ludicidade, a mediação da leitura, o estabelecimento do prazer pela leitura e a incorporação do brinquedo como documento educacional, são fatores necessários para o desenvolvimento da criança relacionado à leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento(2025-08-08) PAIXÃO, Milan Emanuel Mesquita da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658Desde a infância, os quadrinhos fazem parte do meu universo de leitura, despertando meu interesse pela leitura e escrita, mesmo sem eu perceber seu potencial educacional. Obras como a Turma da Mônica, HQs de super-heróis e mangás japoneses mostraram que os quadrinhos diferem de outros gêneros literários, envolvendo leitores de forma única. No ambiente escolar, percebi que poucos colegas utilizavam quadrinhos em trabalhos, muitas vezes por receio da rejeição de professores. Na universidade, compreendi que os quadrinhos podem ser recursos pedagógicos valiosos no processo de alfabetização e letramento. Eles promovem motivação, leitura crítica, produção textual e aprendizagem significativa, ao integrar texto, imagem e cultura popular. Projetos práticos, como Escritores da Amizade, evidenciam a inclusão e o protagonismo dos alunos.Apesar de desafios como resistência de professores e falta de materiais, os quadrinhos representam uma estratégia inovadora e eficaz, capaz de aproximar a aprendizagem da realidade cultural dos estudantes, tornando o ensino mais dinâmico, criativo e inclusivo.