Navegando por Assunto "Reading skills"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O gênero fábula nas aulas de língua portuguesa no desenvolvimento das competências leitoras do 7º ano da escola Tenente Turiano Silva – Titular(2019-02-27) SILVA, Sueli dos Santos; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho visa apresentar uma sequência didática que tem como objeto de estudo o gênero textual fábula pela sua disseminação na sociedade em que vivemos para desenvolver a competência leitora em alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Turiano Silva – Titular. O objetivo geral dessa proposta metodológica é estimular o hábito da leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências interpretativas, por entender a importância da leitura para a formação destes, e os objetivos específicos são: identificar o gênero fábula e suas peculiaridades; desenvolver a competência leitura dos alunos do 7º ano; desenvolver habilidades de comunicação oral, aprimorando a fala, a leitura e a escrita do educando. Para nortear este trabalho tomou-se como referencial teórico a concepção dialógica de linguagem de Bakhtin (2011), os estudos de Marcuschi (2008) sobre gênero textual e tipo textual; e a proposta de Dolz e Schnewly (2004) de aplicar sequência didática para o ensino de língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e apresentação de uma proposta para se trabalhar o gênero textual fábula no 7º ano do ensino fundamental.