Navegando por Assunto "Reading practices"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática da leitura no 4º ano do ensino fundamental: análise na perspectiva de professores e alunos(2016-05-31) PONTE, Luciana Moura; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009As práticas de leitura nas escolas é um tema de interesse de teóricos como Ângela Kleiman (2000), Luiz Carlos Cagliari, (1997), Paulo Freire, (1988) Irandé Antunes, (2003) dentre outros, deixando claro que o assunto é pertinente e precisa ser debatido. Fundamentada nas teorias dos autores supracitados, o presente trabalho mostrou como são realizadas as práticas de leitura no 4º ano do ensino fundamental. Como opção metodológica, optou-se pelo método de pesquisa Qualiquantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi o diário de campo e os questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados foi feita a triangulação das informações obtidas a partir dos instrumentos utilizados, nos permitindo explicar os fatores que sustentam a forma com que a leitura é desenvolvida pela professora do 4º ano do ensino fundamental. Sobre os resultados, observamos que em geral a prática de leitura é realizada pelas professoras, o que não há, é o tempo necessário para desenvolvê-la. Neste sentido torna-se necessário que se veja a forma com que a leitura é desenvolvida na sala de aula para ensinar os alunos a gostarem do ato de ler, mas para isso os alunos precisam gostar da leitura que eles encontram nas escolas e, sobretudo, é válido a contextualização do texto lido para que assim se possa tornar a leitura prazerosa, interessante, atraente e que faça sentido para quem está lendo.