Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Reading and writing practices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência: o projeto “fábulas africanas” como processo de aprendizagem
    (2019-06-27) SOUZA, Nair Marielly das Chagas; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500; http://orcid.org/0000-0001-9795-0958
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o projeto “Fábulas Africanas”, utilizado para discussão e reflexão a respeito da metodologia necessária para aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como o papel do professor para que esse aprimoramento seja consolidado. A experiência foi realizada na escola Sesc Ananindeua, local em que atuamos como estagiária. O trabalho foi fundamentado em autores que evidenciam em suas pesquisas o papel do professor como essencial para aprendizagem, como Kramer (2006) que afirma que o objetivo é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos no que diz respeito a educação, bem como atividades essenciais para o avanço no nível de linguagem dos alunos. Na metodologia optou-se pela a análise qualitativa para compreender as atitudes, motivações e comportamentos da turma a qual foi feito o relato, apoiando-se em teóricos que abordam as questões relevantes sobre o processo de linguagem dos alunos. A experiência em sala de aula seguiu as etapas descritas para o projeto e foi realizada em quatro meses. As atividades tiveram por objetivo identificar o nível de escrita de cada aluno e auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Podemos dizer que as etapas do projeto junto com atividades complementares se tornaram eficazes, pois fez com que alguns alunos evoluíssem no nível de compreensão da linguagem oral e escrita. No entanto, é um processo árduo e demorado, visto que os níveis de aprendizagem eram bem diferentes e tiveram três alunos que, mesmo com todas as atividades, não avançaram significativamente, o que aponta que é necessário investir em mais e novas estratégias para o processo de alfabetização.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA