Navegando por Assunto "RPG"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Partyrpg: concepção e elaboração de uma plataforma de RPG para web(2017) FORMENTO, Leonardo Santos; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666Grandes revistas e periódicos acadêmicos estão trazendo mudanças em relação aos jogos, revelando-os não mais como algo puramente para entretenimento, mas como também uma ferramenta para educadores melhorarem a assimilação de conteúdos e o aprendizado de seus alunos. Dentre esses, o RPG destaca-se por ser multidisciplinar e proporcionar uma liberdade criativa maior para seus participantes, e uma maior socialização entre os mesmos. São apresentados também outros benefícios, como uma maior motivação para a atividade proposta, para escrita e a busca de novos conhecimentos. Com base nesses benefícios, é proposta uma plataforma web, batizada de PartyRPG, que futuramente podes ser usada em programas de Ensino a Distância (EaD). Posto isso, e tomando por base a engenharia de software, foi realizado o planejamento da plataforma, produzindo ao final três documentos que expõem a especificação de requisitos, a especificação de análise e o modelo de projeto. Como resultado, o desenvolvimento de um protótipo, sendo este analisado por testes com usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química(2022-10-13) SARMENTO, James Valente; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228Os jogos sempre fizeram parte da humanidade desde de que se tem registros e passaram a ser aplicados ao ensino desde a Antiguidade em Roma com soldados e com crianças. Hoje em dia temos algumas dificuldades ao ensinar química nas escolas. Os motivos variam desde a falta de estrutura à falta de interesse dos alunos pela matéria. Dessa forma, os jogos trazem uma alternativa didática para educadores e alunos, sendo uma forma mais dinâmica, interessante e divertida a ser aplicada em sala de aula. Usando a teoria de educação de Ausubel, destacando o conceito subsunçor e o material significativo para ter aprendizagem significativa, pôde-se neste trabalho propor um jogo de RPG Solo para ser usado em sala de aula, que também tem o objetivo de servir de apoio teórico e inspiração para implantar essa ferramenta didática nas escolas. Esse método já se mostra bastante eficiente, sendo relatado seu benefício por diversos autores da atualidade.