Navegando por Assunto "RPG"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do role playing game como estratégia para ensino sobre relações ecológicas(2023-12-11) ARAÚJO, Lucas Souza de; NOGUEIRA, Mayara Larrys de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045A educação formal, como é concebida hoje, se propõe a contextualizar e dar sentido aos conhecimentos científicos que, muitas vezes parecem isolados e distantes do mundo real. Como destaca Morin (2000), a hiperespecialização e a fragmentação dos saberes científicos orientam modelos de ensino que norteiam memorização e a repetição, de forma que é necessário repensar a educação para que promova o diálogo de saberes. Uma das vias possíveis que permitem o diálogo de saberes é a utilização do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino, pois se caracteriza como uma via para dialogar com os conhecimentos científicos. Com base nesses argumentos, esta investigação teve como objetivo desenvolver uma proposta de RPG para o ensino de relações ecológicas como parte de uma sequência didática (SD) estruturada na abordagem temática Freireana proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Para tratar os dados da pesquisa tomei como base a análise do conteúdo (Bardin, 2011) como ferramenta para a interpretação dos conhecimentos emergentes. A SD foi realizada junto a uma turma de de 25 alunos do ensino médio em uma escola da rede pública de Ananindeua/PA e foi orientada pelos Três Momentos Pedagógicos (3MPs): 1) Problematização inicial (PI), 2) Organização do conhecimento (OC) e 3) Articulação do conhecimento (AC). A PI permitiu mapear os conhecimentos prévios dos estudantes sobre relações ecológicas assim como suas compreensões equivocadas. A OC consistiu em duas etapas: na primeira jogamos o RPG produzido e na segunda os estudantes identificaram as relações ecológicas presentes na história do RPG. Por fim, a AC consistiu na produção de um mundo ficcional onde eles criaram uma sociedade, levando em consideração a presença das relações ecológicas na descrição da narrativa. Os resultados construídos durante a pesquisa indicam o potencial do RPG enquanto estratégia didática para o ensino de relações ecológicas, promovendo a compreensão de conhecimentos científicos e a articulação de saberes que vão além de Ciências e Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Partyrpg: concepção e elaboração de uma plataforma de RPG para web(2017) FORMENTO, Leonardo Santos; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666Grandes revistas e periódicos acadêmicos estão trazendo mudanças em relação aos jogos, revelando-os não mais como algo puramente para entretenimento, mas como também uma ferramenta para educadores melhorarem a assimilação de conteúdos e o aprendizado de seus alunos. Dentre esses, o RPG destaca-se por ser multidisciplinar e proporcionar uma liberdade criativa maior para seus participantes, e uma maior socialização entre os mesmos. São apresentados também outros benefícios, como uma maior motivação para a atividade proposta, para escrita e a busca de novos conhecimentos. Com base nesses benefícios, é proposta uma plataforma web, batizada de PartyRPG, que futuramente podes ser usada em programas de Ensino a Distância (EaD). Posto isso, e tomando por base a engenharia de software, foi realizado o planejamento da plataforma, produzindo ao final três documentos que expõem a especificação de requisitos, a especificação de análise e o modelo de projeto. Como resultado, o desenvolvimento de um protótipo, sendo este analisado por testes com usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química(2022-10-13) SARMENTO, James Valente; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228Os jogos sempre fizeram parte da humanidade desde de que se tem registros e passaram a ser aplicados ao ensino desde a Antiguidade em Roma com soldados e com crianças. Hoje em dia temos algumas dificuldades ao ensinar química nas escolas. Os motivos variam desde a falta de estrutura à falta de interesse dos alunos pela matéria. Dessa forma, os jogos trazem uma alternativa didática para educadores e alunos, sendo uma forma mais dinâmica, interessante e divertida a ser aplicada em sala de aula. Usando a teoria de educação de Ausubel, destacando o conceito subsunçor e o material significativo para ter aprendizagem significativa, pôde-se neste trabalho propor um jogo de RPG Solo para ser usado em sala de aula, que também tem o objetivo de servir de apoio teórico e inspiração para implantar essa ferramenta didática nas escolas. Esse método já se mostra bastante eficiente, sendo relatado seu benefício por diversos autores da atualidade.