Navegando por Assunto "Quilombola Community"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes locais e processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais da EMEF Petronília do Carmo/Comunidade Quilombola Itamoari - Cachoeira do Piriá/PA(2023-12-11) TEMBE, Lucirlandia Oliveira Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O artigo trata dos saberes locais e o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em uma comunidade quilombola, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do estado do Pará. O objetivo geral é analisar de que forma os saberes tradicionais influenciam no ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no processo de alfabetização. O estudo parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos: dois professores, oito alunos quilombolas e um representante da comunidade. A referência teórica pauta-se em autores que discutem a Educação Quilombola, Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação Quilombola e demais autores da área temática. Os saberes e os conhecimentos, da comunidade quilombola, devem ser considerados no fazer educativo e permear o exercício das práticas pedagógicas, evidenciando-os na leitura da palavra de mundo dos protagonistas e seus pertencimentos, possibilitando uma alfabetização efetiva, partindo de sua realidade precedendo a leitura da palavra escrita, visando a emancipação humana de seus sujeitos. Os resultados sinalizam ser possível construir, sob outras perspectivas, práticas alfabetizadoras imersas na produção cultural dos saberes tradicionais que emergem da diversidade existencial e das singularidades de vidas no quilombo da Amazônia paraense.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Terra de quilombo em região metropolitana: impactos sociais na comunidade de Abacatal, Pará(2018-12-05) SOUSA, Vânia Maria Carvalho de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho, está situado no contexto da Amazônia, especificamente na região metropolitana de Belém. Pretendo discutir sobre a efetividade das relações de poder em um contexto bastante conflitivo na comunidade quilombola de Abacatal, distante a 8 km do Centro de Ananindeua. A complexidade se dá pelo uso da terra, não somente pelos moradores, mas também por empresas nacionais e multinacionais que desde algum tempo vem interferindo na vida da comunidade. Ao falar sobre a comunidade quilombola estamos nos referindo não somente ao direito da territorialidade, que é um direito social, mas contempla também os direitos ambientais que são ofuscados por grandes empreendimentos que fere a existência da humanidade no seu conjunto. Desta forma, apresentaremos dados bastantes contundentes sobre os impactos que ora estão sendo ocasionados na comunidade, provenientes de projetos que estão sendo pensado e executados sem consulta prévia, como por exemplo o gasoduto, alça viária, linhão e a ferrovia paraense.