Navegando por Assunto "Qualidade de software"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo de mapeamento sistemático da literatura com foco em desenvolvimento ágil de requisitos no contexto de projetos de software(2017) LEITE, Manoel Victor Rodrigues; SOUZA, Adilson Francisco Ferreira; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427O processo Desenvolvimento Ágil de Requisitos (DRE Ágil) é uma abordagem relativamente nova de obtenção de requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto, pois se utiliza de uma metodologia que se consolidou apenas em 2001 com o “Manifesto para o desenvolvimento ágil de software”, tendo como objetivo melhorar os processos de Desenvolvimento de Software. Sendo assim, viu-se necessário analisar de maneira aprofundada todos os trabalhos publicados no meio acadêmico ou industrial acerca das metodologias, métodos, técnicas e práticas já exploradas, a fim de identificar gaps (lacunas) para melhorar as atividades de DRE Ágil. Este trabalho contribui com Engenharia de Software Baseada em Evidências apresentando um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para Desenvolvimento Ágil de Requisitos no contexto de projetos de software, usando a metodologia de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Este MSL propõe-se a apresentar por meio de um Protocolo de Revisão Sistemática os autores, as nacionalidades, os tipos de publicação, entre outras informações encontradas na literatura mundial sobre Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software, propostas em estudos publicados nos últimos quinze anos por estudiosos da área. Serão apresentados conceitos relacionados ao assunto, os resultados obtidos e as análises sobre os resultados a partir de quadros e gráficos com informações sobre os estudos obtidos por meio de fontes de pesquisa, relacionados aos processos de Desenvolvimento Ágil de Requisitos em projetos de software.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Laboratório de programação em python: LABPY(2018) BALIEIRO, Renan Filip Costa; FAVERO, Eloi Luiz; http://lattes.cnpq.br/1497269209026542As disciplinas de algoritmos e programação são essenciais para os estudantes dos cursos de computação, já que estas são a base para diversas outras matérias. No entanto, o ensino e aprendizagem de programação ainda constituem um grande desafio, para os professores e alunos, isso se deve a fatores como, por exemplo, método de estudo inadequado, dificuldades na abstração da linguagem, estratégias de ensino dos professores não se adequam a todos os alunos, entre outros. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ao longo dos anos vem se tornando um modelo promissor para solucionar problemas durante o processo de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores. Estas ferramentas oferecem suporte ao gerenciamento de informações, postagem de materiais de estudo, seja pelo professor ou aluno, entre outras características, para que professores e alunos possam estabelecer uma melhor interação, tornando o ensino mais adequado às necessidades de ambos. Com base nesses problemas, este trabalho propõe um AVA, como um laboratório virtual de programação via Web, para auxiliar o ensino de programação em Python. Ele apresenta uma abordagem de avaliação automática das atividades de programação, dando um feedback imediato (com múltiplas re-submissões) ao estudante, auxiliando assim o estudante em seu processo de aprendizagem e o professor na correção e gerenciamento de listas de exercícios e provas, seja na modalidade à distância ou em aulas laboratoriais. Uma proposta de avaliação foi elaborada, levando-se em consideração aspectos de qualidade de software e pedagógicos presentes no sistema, e será aplicada posteriormente em uma turma programação, para que assim seja possível obter resultados mais adequados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização de testes funcionais na construção de um aplicativo móvel para segurança pública(2017) TOLOSA, Jailson Martins; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372Este trabalho apresenta o uso de teste funcional na construcao de um aplicativo movel do projeto de extensao Cartao Programa para a Policia Militar do Estado do Para, desenvolvido pelo Laboratorio de Engenharia de Software da UFPA. O objetivo do trabalho e apresentar e discutir os beneficios da utilizacao de teste aplicado no desenvolvimento de aplicacoes moveis, para avaliar o aumento da qualidade do produto por meio da diminuicao de bugs, erros e custos do projeto. Utiliza-se como base os testes funcionais de software, para avaliar que as funcionalidades do aplicativo estejam de acordo com a especificacao dos requisitos do projeto. Obteve-se como um dos resultados principais com a elaboracao dos casos de testes indicios de novas funcionalidades que nao foram previstas no plano de requisitos iniciais, todo os casos de testes foram bem definidos tentando ter a maior cobertura de testes possiveis. Os Casos de testes que nao tem vinculo com o login do usuario nao tiveram grande enfase neste trabalho, porem estes casos poderao ser usados para servi de base para executar os testes posteriores em trabalhos futuros no decorrer do desenvolvimento do projeto. Este trabalho deixa como contribuicao a retroalimentacao dos requisitos do projeto, pois este documento com os casos de testes definidos podera ser utilizado como um norteador para avaliacao dos resultados das demais funcionalidades que serao implementadas.