Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Quadrinhos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental
    (2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e arte sequencial: o uso das HQs como um recurso nas aulas de História para debater o período Pós Segunda Guerra
    (2023-12-18) LIRA, Rafael Vieira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O referente artigo tem como objetivo discorrer sobre a maneira que as revistas em quadrinhos podem servir como recurso didático para educadores(as), nas aulas de história, demonstrando como o uso dessas histórias pode tornar o ensino mais atrativo e da mesma forma estimular a participação dos alunos ao utilizar temas que estão dentro de sua realidade. Procurando meios para atingir essa meta exploramos o uso da arte sequencial, termo utilizado para descrever formas de arte que fazem uso de imagens empregadas em uma ordem especifica para fins de narrativa gráfica ou transmitir informações. Afim de explorar esta possibilidade serão analisadas revistas do herói chamado incrível Hulk, procurando similaridades entre as histórias narradas nesses quadrinhos com o contexto histórico apresentado na época da guerra fria, assim tentando apresentar meios de utilizar estas revistas como uma ferramenta capaz de aprimorar de forma significante o ensino e a maneira como as (os) educandas (os) veem as aulas de história. E teoricamente, com o planejamento adequado será possível tornar essas aulas mais interessantes. E isso pode ser uma resposta para atrair a atenção de nossos alunos para as aulas de história.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de quadrinhos como forma metodológica para o ensino de ciências no 9º ano do ensino fundamental
    (2018) PINHEIRO, Everaldo do Socorro Barreiros; SIQUEIRA, José Cleiton de Souza; José Cleiton de Souza Siqueira
    O trabalho de conclusão de curso ora apresentado problematiza quais as implicações dos quadrinhos de super-heróis nas aulas de CFB dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II. Busca-se analisar as percepções discentes, como também, reconhecer a relação entre os quadrinhos de super-heróis com conceitos físicos de diversos campos, tais como movimento, hidrostática e ondulatória, por exemplo. O presente estudo foi motivado pela necessidade de uma abordagem sistemática do ensino das Ciências da Natureza no âmbito escolar do município de Breves, além da possibilidade de auxiliar na formação discente do futuro aluno do nível médio. Metodologicamente, o tratamento do problema de pesquisa se deu por intermédio do estudo de campo, de abordagem quantitativa, tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bitar, na qual o pesquisador aplicou um questionário com 21 discentes, cujas respostas foram tabuladas e convertidas para informações estatísticas dispostas em gráficos. Os resultados desta investigação possibilitaram comprovar que a inserção dos quadrinhos de super-heróis nas atividades pedagógicas de CFB foi positiva na aprendizagem de conceitos físicos pelos estudantes da referida unidade escolar, assim, os quadrinhos se constituem em ferramenta pedagógica altamente relevante no trabalho docente com as ciências da natureza.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento
    (2025-08-08) PAIXÃO, Milan Emanuel Mesquita da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658
    Desde a infância, os quadrinhos fazem parte do meu universo de leitura, despertando meu interesse pela leitura e escrita, mesmo sem eu perceber seu potencial educacional. Obras como a Turma da Mônica, HQs de super-heróis e mangás japoneses mostraram que os quadrinhos diferem de outros gêneros literários, envolvendo leitores de forma única. No ambiente escolar, percebi que poucos colegas utilizavam quadrinhos em trabalhos, muitas vezes por receio da rejeição de professores. Na universidade, compreendi que os quadrinhos podem ser recursos pedagógicos valiosos no processo de alfabetização e letramento. Eles promovem motivação, leitura crítica, produção textual e aprendizagem significativa, ao integrar texto, imagem e cultura popular. Projetos práticos, como Escritores da Amizade, evidenciam a inclusão e o protagonismo dos alunos.Apesar de desafios como resistência de professores e falta de materiais, os quadrinhos representam uma estratégia inovadora e eficaz, capaz de aproximar a aprendizagem da realidade cultural dos estudantes, tornando o ensino mais dinâmico, criativo e inclusivo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA