Navegando por Assunto "Pythagorean theorem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O estudo dos triangulos no ensino fundamental: o teorema de Pitágoras e o uso do Tangram(2022-12-19) SILVA, Adelmo Luis Marques da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Desse modo o objetivo deste artigo foi conhecer os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA). Os objetivos específicos foram: classificar os triângulos conforme seus lados e aberturas angulares; identificar o triângulo retângulo quanto ás medidas: 3, 4 e 5; descrever o Teorema de Pitágoras, e sua relação com o uso do Tangram; e ainda construir o triângulo retângulo para marcar uma área na forma de um quadrilátero. Na metodologia da pesquisa buscou-se aplicar os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA) a fim de demonstrar a importância dos triângulos no conhecimento matemático. O trabalho demonstrou que o teorema de Pitágoras relacionado ao uso do Tangram não se trata apenas de um conjunto de equações para ser resolvidas, mas que ela pode estar inserida em várias situações, inclusive na construção civil (paredes, quartos etc), jogo de futebol (campo), e outros casos encontrados no cotidiano, que podem ajudar o aluno a compreender melhor os conceitos abstratos aplicando-os em casos práticos e visíveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental(2022-12-16) COSTA, Alaíne Lopes; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho objetiva elaborar e discutir uma sequência didática propositiva com a temática Teorema de Pitágoras em um ambiente tecnológico interativo que é o software Geogebra para implementação em salas de aula do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa sequência é composta por atividades que trazem relações que compõem o Teorema de Pitágoras, até a sua demonstração e generalização. Trata- se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de caráter expositivo propositivo. Desse modo, a sequência didática com o uso do Geogebra pode instigar o prazer pelo estudo de conteúdos matemáticos, e no que tange ao conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, potencializar a compreensão dinâmica desse teorema, levando os estudantes a uma perspectiva diferente da vista comumente em sala de aula, na lousa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teorema de Pitágoras, demonstrações e aplicações no cotidiano(2019-06-28) SANTOS, Rivaldo Pantoja dos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho é dedicado ao estudo do teorema de Pitágoras e suas contribuições nas representações e nas demonstrações de exercícios de comparações de áreas e dos cálculos que o representam, bem como nas construções que usamos no cotidiano, visando também familiarizar os alunos do ensino médio, que muitas das vezes não dão a importância necessária para o estudo do mesmo. Sabemos que ao entrar na faculdade para estudar matemática uma das primeiras disciplinas da estrutura curricular é a matemática básica onde o discente percebe logo que, comparado ao que se estuda no ensino médio em especial nas escolas da rede pública é outro nível, logo este começa a sentir muitas dificuldades, e inspirado nisso foi feito este trabalho. No decorrer deste trabalho, realizaremos umas aplicações do teorema de Pitágoras em questões do cotidiano, pois vivemos em um mundo formado por objetos reproduzidos a partir de formas geométricas, e as vezes nem nos damos conta disso, porém se pararmos para observar, logo notaremos em camas, mesas, portas, paredes, entre outros objetos, que para serem construídos com tanta precisão, foi preciso analisar ângulos; além de cálculos de áreas para saber o tamanho ideal. Mas antes falaremos um pouco da história sobre o matemático que dá o nome a esse teorema, que é Pitágoras, introduzimos conceitos básicos sobre triângulos e duas demonstrações do teorema de Pitágoras.