Navegando por Assunto "Public schools"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Desconhecido Beliefs as lens to understand teachers' perspectives over english teaching and learning(2019) SANTOS, Adriele Pinto dos; LIMA, Suzanny da Silva; http://lattes.cnpq.br/0283277406682074Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as crenças dos professores das quatro escolas públicas do Ensino médio de Monte Alegre – PA (Francisco Nobre de Almeida, Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará, Fernando Henrique e Carim Melém) acerca do ensino e aprendizagem de Inglês nestas escolas. Para conceituar a palavra “crença”, utilizou-se como referência as ideias de Almeida Filho (1993), Pajares (1992), Gardner (1998), Barcelos (2004), que contribuíram para esta pesquisa com suas definições acerca das crenças dos professores; Paiva (1997), Félix (1999), Moita Lopes 1996) que também enfatizam o estudo das crenças. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário com 7 questões e uma entrevista oral informal gravada com os quatro professores que atuam nas escolas de Monte Alegre – PA, visando esclarecer as crenças destes participantes da pesquisa, aonde foi constatado que os referidos professores acreditam ser importante que alunos de escolas públicas aprendam Inglês, porém a maioria dos professores acredita não ser possível aprender as quatro habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Implementação de rede de fibra óptica para as escolas públicas do município de Marapanim/Pará(2022-08-19) PAIXÃO, Cristiano Barroso da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Esse trabalho de conclusão de curso, tem como finalidade levar sinal de internet de qualidade para todas as escolas públicas do município de Marapanim para gerar inclusão digital, para isso foi utilizada a ferramenta Packet Tracer para fazer a simulação da rede, envolvendo todas os estabelecimentos de ensino e todas as configurações necessárias para a implementação. O trabalho prático apresentou resultados satisfatórios, o que possibilitou a elaboração desse projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará(2016-04-05) PANTOJA, Pedro Correa; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Motivation in English language teaching in two public schools in Bragança(2023-06-30) MENEZES, Ielda Sales; SILVA, Johnes Ruan Santa Brigida da; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/6728901967747520; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0001-7227-7787; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Esta pesquisa é uma análise sobre a motivação dentro do ensino da língua inglesa em duas escolas públicas de Bragança - PA. A metodologia dessa pesquisa trata-se de uma análise qualitativa de dois estágios um de observação e outro estagio supervisionado que tem como objetivo abordar o assunto e mostrar que a desmotivação dos alunos é um problema na aprendizagem de uma nova língua. A pesquisa teve por objetivo analisar como a motivação atua na aprendizagem dos alunos de língua inglesa, no sistema escolar e nos métodos utilizado pelos professores. O resultado da pesquisa, foi possível notar que a motivação é a chave para o aprendizagem de língua inglesa, percebemos que são muitos os fatores que desmotiva os alunos de idiomas, motivações externas e internas, fenômenos emocionais de cada indivíduo, já um aluno motivado, capaz de atingir quaisquer objetivo. Espera-se que as informações e reflexões aqui abordadas possam contribuir para o desenvolvimento da prática de ensino da língua Inglesa.