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Navegando por Assunto "Psicopedagogia"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino e aprendizagem matemática numa abordagem psicopedagógica
    (2020-02-18) BARBOSA, Edilene Machado; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
    O presente trabalho intitulado Ensino e Aprendizagem Matemática numa abordagem Psicopedagógica apresenta as dificuldades com a disciplina de Matemática expressadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e professores entrevistados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual as informações foram elaboradas por intermédio de questionários aplicados dentro de sala de aula com a turma e uma entrevista com os professores a qual realiza um estudo de caso descritivo e explicativo que vem investigar um fenômeno dentro do próprio contexto de realidade. Além disso, foi realizada uma pesquisa de autores que comentam sobre barreiras no Ensino de Matemática, metodologias ativas e a associação com a Psicopedagogia para o enriquecimento dos estudos. Participaram da pesquisa, seis professores da rede pública de ensino e vinte e sete alunos do sexto ano. Mediante os resultados, foi observado que mesmo com a carência na Formação Continuada de professores, é possível constatar que há uma dedicação e um encanto quando o assunto é ensinar. Também teve relevância os transtornos psicológicos dos alunos que regularmente já possuem uma bagagem referente a Aprendizagem o que acarreta em criar ideias sobre julgadas quanto a disciplina de Matemática. Em vista disso, chegamos à conclusão que a capacidade de aprender é individualizada e construída diante de artifícios Psicopedagógicos que abrem caminho para uma aprendizagem mais significativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AS IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CENTRO HALEFF PINHEIRO EM BREVES - MARAJÓ
    (2021-06-14) GAMA, André Luiz Sarraf; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    O presente artigo tem como objetivo, apresentar resultados de estudos e reflexões sobre à área da Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo do Centro Haleff Pinheiro, localizado na cidade de Breves no arquipélago do Marajó. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, trabalhou-se na pesquisa bibliográfico, com base em, Barbosa (2001), Bossa (1994), Masini (2015), entre outros. Os objetivos foram: geral, analisar as implicações da atuação do psicopedagogo no Centro Haleff Pinheiro. Específicos: identificar o papel do psicopedagogo institucional e a sua importância no contexto escolar. O estudo empreendeu pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada para duas psicopedagogas que atuam no centro. Os resultados indicaram que o trabalho do psicopedagogo no centro Haleff Pinheiro se faz de extrema importância na contribuição de ações que orientam as escolas municipais para o atendimento na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, visto que, esse profissional pode articular e promover ações de prevenção, orientação e intervenção, que podem iniciar com o diagnóstico no centro e ter a continuidade na escola. Portanto, é imprescindível que o psicopedagogo continue realizando as ações no Centro e se estenda ao contexto escolar, considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, desenvolvendo um trabalho em parceria com os pais, professores, equipe pedagógica e demais especialistas em prol do desenvolvimento estudantil dos discentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
    (2019-03-28) NASCIMENTO, Lucas Soares do; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades.
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