Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Psicomotricidade"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ballet Clássico: O ensino pelo método da Royal no Espaço de Dança Movimentar, em Mosqueiro-PA
    (2022-07-07) CARMO, Ana Milena Navegante; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho consiste na análise sobre o ensino do ballet clássico com base no método da Royal Academy of Dance aplicado às alunas do Espaço de Dança Movimentar, na Ilha de Mosqueiro- PA. Evidencio as minhas vivências como bailarina- docente nesse contexto de ensino- aprendizagem, trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2020, a partir do exame do 3o grau de ensino do método inglês de ballet clássico, tendo como teoria de base os estudos da psicomotricidade, conforme os estudos de Alves (2008). Com a finalidade de atingir os objetivos pretendidos, foram utilizados referenciais teóricos da dança clássica, tais como: Sampaio (2013) e Agostini (2010). Por fim, apresento os resultados do processo avaliativo e a solenidade de entrega dos resultados do exame, a fim de enfatizar a importância do ensino da dança clássica para as discentes daquele contexto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
    (2018-12-14) MOTA, Thais Malato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará
    (2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque
    (2011-06-28) NEVES, Adriana Di Marco; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa tem como tema central refletir sobre a relação da prática da dança no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade. Possui como objetivo analisar exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras como contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade. Isto é, a intenção se aplica em observar as contribuições da dança para o aprimoramento de habilidades básicas de movimento da criança. Além disso, o presente estudo aborda sobre a importância de um ensino da dança que estimule a liberdade e as possibilidades de movimento, em instituições educacionais regulares. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, realizada com oito crianças do sexo feminino, estudantes da escola infantil da rede particular, Centro Educacional Pé de Moleque, matriculadas nas aulas de dança, ministrada pela pesquisadora que aqui se apresenta. Durante a pesquisa, foram aplicados dez planos de aulas de dança, no período de cinco de abril até cinco de maio, a fim de verificar o aprimoramento de habilidades psicomotoras, sob influência das aulas práticas de dança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Primeiros passos de dança: práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras na faixa etária de 3 anos
    (2018) MONTEIRO, Hanna Alves; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho tem como proposta o estudo da dança clássica e da psicomotricidade voltadas para a faixa etária de 3 anos de idade. O objetivo consiste em apresentar práticas pedagógicas para as aulas de dança, que favoreçam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras para crianças de 3 anos, por meio de atividades lúdicas para a facilitação do aprendizado da dança. Para tanto, destaco a importância do conhecimento das características, das necessidades e dos interesses das crianças nesta idade, visando um maior envolvimento das mesmas com as aulas. A pesquisa se caracteriza por uma pesquisa ação referente às experiências como professoras nas escolas no Sistema de Ensino Futuro, na Escola de Dança Sonho de Menina e atualmente com o trabalho de ballet baby na Escola Creche Novo Mundo. Foi utilizada a obra ‘’ludicidade e formação de educadores” de Andrade (2013) a fim de embasar a importância do lúdico para a educação das crianças. Utilizei argumentos de Damásio (2000) para a fundamentação teórica da importância do movimento e da dança como meio de educação, entre outros autores dialogando com os estudos da psicomotricidade de Alves (2016). Por fim, apresento as atividades aplicadas como propositoras para o ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 anos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso da escala de desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2022-02-15) SANTOS, Lucas Justiniano Alves dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam atrasos de desenvolvimento motor e avaliar esses atrasos ainda é visto como um desafio na avaliação psicomotora principalmente para identificar de forma específica as áreas em que a criança está menos desenvolvida. O objetivo deste estudo foi avaliar se as intervenções psicomotoras causam algum efeito no desenvolvimento motor em crianças com TEA. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de forma descritiva, que buscou analisar e comparar o perfil motor da criança através da escala de desenvolvimento motor (EDM) antes e após 20 sessões de psicomotricidade. Para a criança avaliada, sua idade motora geral foi de -26 meses no primeiro teste e de -23 meses no segundo teste, se mantendo em idade negativa (IN), porém reduzindo sua IN em 3 meses, aumentado sua idade motora geral (IMG) em 8 meses e seu quociente motor geral (QMG) em 3 meses no segundo teste em comparação com o primeiro. Seus componentes psicomotores que sofreram os principais atrasos foram seu esquema corporal e orientação espacial. Foi possível chegar ao resultado de atraso no seu desenvolvimento motor através do uso da EDM.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA