Navegando por Assunto "Psicologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Protótipo de software de reconhecimento de expressões faciais para auxiliar atendimento psicológico(2024-11-28) PINTO, Adriano Sanderson Ramos; RODRIGUES, Odileuza dos Santos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo tem como objetivo desenvolver um protótipo que utiliza aprendizado de máquina e visão computacional para auxiliar psicólogos a reconhecerem as expressões faciais e analisarem as emoções durante o atendimento de pacientes. A pesquisa de campo realizada foi de cunho qualitativo, desenvolvida em uma Instituição de Ensino privada no Município de Canaã dos Carajás-PA. Participou da pesquisa uma psicóloga que presta atendimento para alunos e familiares na instituição. Os dados do teste foram coletados e analisados a partir de uma avaliação aderente a norma ISO/IEC 25010 conduzida pela profissional. Espera-se que essa ferramenta possa auxiliar os psicólogos a reconhecerem as expressões e emoções que seus pacientes estejam sentindo, visando buscar meios para ajudá-los efetivamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol(2021-10-18) NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo