Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Programming"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
    (2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344
    Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA