Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Programa Brasil na Escola"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da produção textual no material didático de Língua Portuguesa do Programa Brasil na Escola: a perspectiva de monitores(as) de instituições de ensino em Capanema, PA
    (2023-10-30) QUADROS, Andreia Queiroz; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Desenvolvido com o intuito de auxiliar a garantir a permanência e as aprendizagens de forma isonômica e na idade adequada, o Programa Brasil na Escola dirige-se a estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais do país. Como parte da proposta do programa, o corpo docente é formado por monitores(as) voluntários(as) que ocupam funções administrativas e/ou pedagógicas. Ao atuar como docentes, esses(as) monitores(as) recebem um material didático personalizado, previamente elaborado a partir dos resultados de avaliações governamentais, de acordo com os níveis em que os(as) alunos(as) se encontram. O material didático de Língua Portuguesa fundamenta-se em uma concepção de língua, ensino e texto de base sociointeracional e compreende os eixos de leitura, oralidade, análise linguística e produção textual. Assim sendo, neste trabalho, objetivou-se verificar como algumas propostas de produção e avaliação textual estão apresentadas nesse material e quais são as perspectivas dos(as) monitores(as) voluntários(as) sobre o processo de produção textual no âmbito do programa, considerando o contexto educacional em que as práticas textuais se inserem na realidade das escolas estaduais e municipais onde atuam. Para o alcance desses objetivos, realizou-se um levantamento de dados por meio da aplicação de um questionário a três monitores(as) que atuam no Programa Brasil na Escola, em instituições de ensino diferentes da região de Capanema, PA, a partir da sua experiência com a utilização do material didático em sala de aula. Verificou-se que o material didático fornecido pelo programa referido, no eixo da produção textual, conflitua com as concepções de língua e texto adotadas e com as condições da estrutura escolar das instituições de ensino em que atuam os(as) monitores(as) respondentes do questionário de pesquisa e, dessa forma, encontram percalços na sua efetiva orientação e aplicação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA