Navegando por Assunto "Proficiency"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA(2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proficiência em leitura e interpretação de textos de alunos do 6º ano da escola municipal Belarmina Soares (Placas/PA)(2019-06-18) LIMA, Geysson dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente Trabalho de Curso, intitulado “Proficiência em leitura e interpretação de textos de alunos(a) do 6° ano da escola municipal Belarmina Soares (Placas/PA)”, teve como finalidade investigar e apresentar reflexões acerca das dificuldades na habilidade de leitura e interpretação de textos. Os dados da pesquisa foi coletado através de da leitura de um texto e quatro questões qualitativa para avaliar o nível de interpretação dos alunos. Esses dados coletados com os alunos, serão comparados com os do portal QEdu, ele mostrando a média de como está a educação no País, Estado, Município e na Escola em pesquisa. E por fim, incentivar os alunos a participar dos projetos que a escola propõe e buscar mais conhecimento através da leitura que é fundamental para os dias atuais.