Navegando por Assunto "Professores de matemática"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: limites e desafios de professores de matemática para o ensino deste conteúdo nas salas de aula da educação básica(2022-02-23) MIRANDA, Ana Elem Cordeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, na perspectiva de analisar as Concepções de Professores de Matemática sobre o ensino da Educação Financeira, com o objetivo de analisar para compreender os limites e desafios vivenciados por professores de Matemática para ensinar conteúdos da Educação Financeira nas aulas de Matemática A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e realizada com quatro professores que trabalham com essa disciplina em uma escola de Ensino Básico do município de Irituia-PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, possibilitando a compreensão do desafio e responsabilidade atribuídos a esses profissionais. As informações foram constituídas por meio de questionário respondido por esses professores. Os resultados apontam que embora esses profissionais tendo conhecimento técnico na matemática financeira, ainda têm grande necessidade de uma capacitação na área para trabalhar essa temática em sala de aula, há uma necessidade de um olhar voltado às necessidades desses profissionais aos quais lhes são atribuídas grandes responsabilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escolarização de um estudante cego em classe de ensino comum em turma do Ensino Médio(2023-06-29) SILVA, Gelta Sousa da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Durante muito tempo o ato do ensinar e do aprender matemática vem se transformando e se readaptando de acordo com as necessidades socioeducacionais contemporâneas. No entanto, mesmo diante de tantas mudanças, ainda é fácil detectar que uma significativa massa de estudantes, tem muita dificuldade em compreendê-la. Nesse contexto, nos questionamos: como será a escolarização de um estudante com necessidade especial? O presente estudo objetivou compreender o processo de escolarização de um aluno cego diante as interações matemáticas entre o Ensino Regular e Atendimento Educacional Especializado, tendo como foco, conhecer as dificuldades e as potencialidades de professores e alunos dentro da proposta de um ensino inclusivo e contribuir para que a inclusão seja de fato parte da realidade do aluno cego. Para levantamento das informações, inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica, e posteriormente, realizamos entrevista, com professores e um aluno cego, na perspectiva de levantar informações acerca das dificuldades e possíveis potencialidades para a inclusão de um aluno cego e sobre a formação de professores de matemática que não condizem com as necessidades atuais de inclusão. Os resultados desta pesquisa possibilitaram compreender como a inclusão de um aluno cego depende de muitos fatores essencialmente indispensáveis para o êxito educacional. Contudo, esta pesquisa pode servir de embasamento para a realização de novas apreciações e também, para que as instituições busquem cada vez mais garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem em prol da inclusão de todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia(2022-02-25) SOARES, Jaila de Sousa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas de professores de Matemática durante o período de aulas remotas e seus impactos na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em razão do momento pandêmico que o Brasil e mundo se encontram. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e operacionalizado por meio de questionário aplicado a professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo a análise dos dados sido ancorada na bibliografia pertinente. Constatou-se que o processo de aulas remotas mobilizou professores, estudantes e pais, e que, apesar de os professores terem buscado meios de ensinar durante este período, a maior parte dos estudantes não teve acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, o que interferiu desde a relação de professores com estudantes e destes entre si, à organização do trabalho pedagógico, tendo como consequência dificuldades na aprendizagem.