Navegando por Assunto "Professores de Biologia - formação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação dos professores de Ciências e Biologia na perspectiva de educação inclusiva: a visão dos concluintes da UFPA(2020-02-18) HOLANDA, Ruth Rafaela da Silva; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299; https://orcid.org/0000-0003-4630-116XO presente trabalho foi elaborado com objetivo de apresentar como os alunos do último semestre do curso de Licenciatura em Ciências e Biologia percebem a sua formação para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Para isso, propomos identificar aspectos fundamentais para qualificar o professor para atuar no contexto da inclusão de alunos com deficiência; descrever que mecanismos o curso de Biologia criou para qualificar seus licenciandos a atuarem em salas de aula que possuem alunos com deficiência matriculados; Identificar que aspectos os alunos concluintes sinalizam sobre a formação que receberam no contexto da inclusão. Foram aplicados dois questionários aos 36 formandos: Um com cinco perguntas objetivas e outro com cinco questões discursivas. Porém dos 36 apenas 20 alunos participaram do questionário. Notou-se que os alunos que pretendiam ser professores tinham dúvidas sobre a inclusão de alunos com deficiência, e de modo geral, não se sentem preparados para atuar na escola no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Mencionaram a importância em ter estágios com alunos com deficiência para a formação profissional. Os discentes também assinalaram a possibilidade de inserção de mais disciplinas sobre a temática.