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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ADOECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor (a) no município de Curralinho-PA
    (2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262
    O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA
    (2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências no 2° ano do ensino fundamental: perspectivas do docente
    (2017) BRITO, Ohana Cristiny Nakano; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva
    Discutir sobre avaliação dentro dos ambientes escolares torna-se necessário ao contexto educacional, pois, a prática pedagógica dos profissionais da educação está ligada ao desenvolvimento dos alunos, e para isso, é importante que a aprendizagem seja levada em consideração. Desse modo, a avaliação da aprendizagem escolar precisa ser observada com atenção, tanto aos métodos que vigoram nas instituições de ensino, quanto a percepção dos professores que estão lecionando e seus comportamentos mediante a situação de avaliar seus alunos. Este trabalho utilizou-se de referenciais teóricos que abordam sobre avaliação, como Luckesi (2008) e Bloom (1973). Para isso, se empregou a pesquisa qualitativa, compreendendo sobre a realidade em que vivem muitos docentes nas instituições de ensino, principalmente no que diz respeito ao seu trabalho avaliativo com alunos, mais especificamente na disciplina de Ciências que, por muitas vezes, é percebida como uma disciplina que os alunos gostam e se interessam. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências em duas turmas de 2⁰ ano de uma escola do município de Castanhal/PA, através das perspectivas das professoras, que têm que lidar com o processo avaliativo de seus alunos, levando em consideração que as regras impostas pela escola devem ser seguidas. Por vezes, os conceitos de avaliação e verificação confundem-se dentro do cenário escolar, e a questão da aprendizagem acaba sendo esquecida. Porém, o professor, enquanto educador deve criar situações em que a aprendizagem possa ser, de fato, vivida e avaliada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
    (2022-12-19) SILVA, Monique Elane Barroso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa a avaliação da aprendizagem nas discursividades de professoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Monteiro Maia em Castanhal-PA. O referencial teórico se baseia em Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, entre outros, para as discussões sobre avaliação da aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizamos o questionário semiestruturado com 03 (três) professoras que atuam no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Mikhail Bakhtin a partir dos conceitos de dialogismo e enunciação. Os resultados do estudo revelam que os discursos das professoras evidenciam uma concepção de avaliação voltada para a perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa, mediadora e emancipatória, desenvolvida por meio dos diferentes instrumentos avaliativos como as provas, textos, fichas de observação, registros, portfólios e outros, com vista ao acompanhamento e a contextualização do processo ensino e da aprendizagem. Concluímos, então que o processo de ensino e de aprendizagem está para além de uma avaliação tradicional em sala de aula, tornando avaliação da aprendizagem como uma ferramenta transformadora, especifica e reflexiva das inúmeras situações e desafios que o professor do ensino básico pode vivenciar em sala de aula. Sendo perceptível que as professoras no trabalho pedagógico e escolar constroem a multiplicidade do conhecimento, por meio do olhar diagnóstico, problematizador e mediador da avaliação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dengue: educar para prevenir
    (2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544
    A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
    (2021-11-25) GOMES, André Romão; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895
    O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
    (2023-02-13) SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação em tempos da pandemia de COVID-19: dificuldades e desafios enfrentados pelos professores do município de Santa Luzia do Pará, Pará
    (2024-02-26) CAMPOS, Daiane de Sousa; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    O presente trabalho refere-se a uma análise sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará, estado do Pará, durante o pico da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A pesquisa foi aplicada por meio um questionário semiestruturado com dez perguntas abertas para sete professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará. A análise dos dados se deu por meio da análise interpretativa. Verificamos que os professores enfrentaram dificuldades no planejamento devido a situação inesperada de emergência de saúde pública, principalmente com relação a adaptação às tecnologias, com destaque para o uso de apostilas para alcançar os alunos sem acesso à internet. Observamos também que o aplicativo WhatsApp foi crucial para esclarecer dúvidas e fornecer informações aos estudantes. Os principais impactos emocionais e físicos que atingiram os professores devido a transição abrupta para o trabalho remoto foram: fadiga, irritabilidade e alguns desafios emocionais. Portanto, é imprescindível prestar cuidados à saúde física e mental na preservação do bem-estar psicológico e físico, pois este desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos do ensino fundamental maior da escola municipal “Dr. Anthódio Barbosa” em Tomé Açu/PA
    (2017) GONZAGA, Marlene de Nazaré da Silva; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955
    O presente trabalho foi desenvolvido numa escola pública regular de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu/PA, que tem em suas turmas alunos surdos. Pretende analisar o processo de ensino- aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos através da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos professores de língua portuguesa e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE); bem como explicitar as possibilidades e dificuldades vividas tanto pelos alunos surdos quanto pelos professores no que concerne o ensino da língua portuguesa para alunos surdos observando-se as metodologias para o ensino desta. Como aporte teórico para este trabalho temos: Quadros (1997; 2004; 2006 e 2008), Reily (2007), Goldfeld (1997), Perlin (1998), Silva (2002), publicações do MEC (1979, 1997, 2002), entre outros da área, bem como as vertentes mais correntes atualmente encontradas por meio de leituras de artigos científicos e outras publicações disponíveis que possibilitaram o desenvolvimento do estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
    (2023-09-27) SILVA, Ana Paula de Jesus da; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; http://lattes.cnpq.br/6951370218355443; https://orcid.org/0000-0003-0168-2843
    O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da percepção socioambiental dos professores para a construção de tecnologia social: um estudo de caso no Baixo Tocantins
    (2023-12-11) PINTO, Rosilene Farias; BECKMAN, Ruana Aretha Farias Santiago; http://lattes.cnpq.br/6406151351125446
    A percepção é uma forma de sensibilizar tanto o que observa quanto no propagar do que foi visto, neste processo, o professor é o principal aliado para compreender o ambiente a transmitir ao aluno, bem como solucionar os problemas, principalmente nas comunidades tradicionais. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção socioambiental dos professores de comunidades ribeirinhas e, a partir dessa visão, fomentar o uso da tecnologia social. A pesquisa ocorreu no distrito de Janua Coeli no mês de abril de 2023, que compreende 23 escolas ribeirinhas e quilombolas no Município de Cametá. Foram aplicados questionários semi estruturados, dentro de uma abordagem quali-quantitativa. A maioria dos professores considera a área pouco conservada, citando a extinção de alguns animais ao longo do tempo. Destaca-se que a principal problemática ambiental foi a gestão de resíduos sólidos. Todos os professores consideram importante estudos nas ilhas para subsidiar a gestão pública. O estudo aponta a necessidade da reflexão do meio ambiente pelos professores, em razão de que os mesmos são os principais interventores em sala de aula e, dessa forma, promover o uso de tecnologia social, pois o professor e o aluno com o auxílio da tecnologia social podem solucionar problemas socioambientais de sua comunidade ribeirinha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA
    (2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O clientelismo na contratação de professores temporários pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá - SEMED (2013-2018)
    (2019-05-20) COSTA, Daihana Maria dos Santos; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554
    Este trabalho objetiva entender o processo de contratação de professores temporários na rede municipal de ensino de Cametá. O seu recorte cronológico compreende as duas últimas gestões do município: a gestão do Partido dos Trabalhadores (2013 a 2016) e os dois primeiros anos (2017 e 2018) da gestão do partido Democratas. Os resultados indicam que a prática de contratação de professores é pautada em relações de natureza clientelista, envolvendo diversos atores, como: vereadores, professores temporários, diretores de escola, professores concursados, entre outros. E que esta não se altera independente do governo que esteja no poder. Ademais, observa-se que a precarização com relação a atrasos de salário e meses trabalhados sem receber, que acometem grande parcela dos professores temporários, acontecem pela inobservância do que dispõe a Lei nº 1.255/94 sobre os direitos e deveres dos servidores públicos contratados no município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia de projetos na educação infantil: uma análise da visão de professores com base na concepção histórico-cultural de Lev Vigotski
    (2017-10-18) CORDEIRO, Camila Oliveira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
    Este trabalho busca refletir a Pedagogia de Projetos, por meio da concepção histórico Cultural em uma escola de Educação Infantil. A referida escolha tem como objetivo de analisar de que maneira a Pedagogia de Projetos é abordada por meio da concepção Histórico-cultural de Vygotsky no Centro Municipal de Referencia em Educação Infantil Marighela. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa. Para a produção dos dados foi usada a entrevista semiestruturada e o questionário. Durante a elaboração foi realizado algumas reflexões sobre as práticas que permeiam os projetos para construirmos o mesmo dialogamos com os autores Hernandez, Vygotsky, Behrens entre outros. A pesquisa verificou a importância do trabalho com Projetos para o desenvolvimento do sujeito da educação infantil, mas que a escola ainda senti dificuldade de fazer uso de perspectiva de prática pedagógica à luz da teoria histórico-cultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções das professoras em uma escola municipal de Castanhal sobre a prática do racismo no ambiente escolar
    (2018-09-11) MAGALHÃES, Sirlene Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a prática do racismo e tem como objetivo de investigar se os professores dos anos iniciais conseguem identificar e combater o racismo no ambiente escolar. Para fazer o estudo foi utilizada a abordagem qualitativa e para fazer a coleta de dados foi usada a pesquisa de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada para entrevistar as cinco professoras dos anos iniciais da Escola Municipal Monsenhor José Maria do Lago. Foi utilizado os seguintes suporte teóricos: Munanga e Gomes (2016), Amaral (2004), Cavalleiro (2005), Chiavenatto (2012) entre outros. O trabalho se dividiu em quatro seções em que: a primeiro retrata o contexto histórico do racismo na África, no Brasil; a segunda foca no racismo presente em ambientes escolares, a terceira parte refere-se a metodologia e a quarta a análise do papel dos professores na desconstrução do racismo. A pesquisa revelou que quatro professoras conseguem identificar o racismo no ambiente escolar, além disso também se constatou que a maioria das professoras tem dificuldade de combater o racismo, pois utilizam ações educativas de uma forma muito tímida, sem valorizar a história e cultura afro-brasileira, apenas duas professoras utilizam a lei 10.639 em suas aulas como estratégias educativas para combater o racismo no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A perspectiva ambiental no ensino de História em São João de Pirabas-Pa
    (2023-12-18) MAGNO, Gizelle Albuquerque; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente trabalho propõe fazer uma análise da Perpectiva Ambiental no Ensino de História de escolas do município de São João de Pirabas/PA, utilizando de questionários para entrevistar professores que atuam na área. Com a produção deste artigo, pretende-se compreender a problemática e os desafios que os professores de História encontram para inserir a Educação Ambiental em suas aulas, porque embora reconheçam a importância de trabalhar o ensino alinhado a esta perspectiva, são muitos os desafios. Este trabalho visa perceber também, quais definições os professores de História têm sobre a natureza e o meio ambiente dentro da prática educacional, se relacionam os conteúdos do currículo programático com o tema ambiental, se problematizam as modificações ambientais relacionando-as com a história local, se há alguma proposta no plano político pedagógico da escola em que atuam e/ou projetos sobre o tema, além de perceber quais disciplinas são envolvidas nessas propostas. Desse modo, é importante conhecer as discussões educacionais sobre a perspectiva ambiental no ensino de História das escolas de Pirabas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica na educação infantil: uma análise das perspectivas dos professores na rede municipal de ensino do município de São Francisco do Pará (2017)
    (2017) SILVA, Ronara Monteiro da; SILVA, Ellen Aguiar da
    O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na educação infantil, produzidas pelos professores em uma unidade de ensino pública municipal intitulada E.M.E. I São Marcos, situada no município de São Francisco do Pará, a fim de discutir a formação do professor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia deste trabalho se assenta em uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram três professores que atuam na educação infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Demartini (2009); Pereira e Jobim e Souza (1998); Marcelino (2012); Filho (2005); Kramer (1991, 2010); Machado (2003, 2008); García(1999); Freire (1994,1996, 1999, 2011); Veiga e Viana (1994, 2010); Tardif (2002); Candau (1997); Nóvoa (1992), Barbosa (2001, 2006), Kishimoto (2002), Ostetto (2000), entre outros. Os resultados permitiram visualizar as implicações e dificuldades que constituem a prática diária do(a) professor(a) no espaço escolar e suas reais condições concretas de trabalho, embora haja tentativas de planejar e organizar um ação pedagógica significativa não basta apenas a intencionalidade para produção de conhecimento e interação social na relação professor(a)-criança, ainda é necessário saberes específicos acerca do trabalho desenvolvido, mudanças qualitativas na promoção de qualidade de ensino via as rede de ensino de modo articulado com o investimento massivo na formação permanente do professor(a) para contribuir de modo reflexivo nas práticas sociais, desfazendo da prática repetitiva e burocratizada valorizando as produções das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
    (2019-01-11) MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História
    (2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.
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