Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professor"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990
    (2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483
    Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará
    (2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027
    Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educación inclusiva: una propuesta y ejecución de actividad oral em e/el para un alumno com TEA em una escuela privada em Barcarena-PA
    (2023-07-08) FURTADO, Ana Madalena Almeida Saito; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    Este artigo trata, como abordagem principal, a educação inclusiva para alunos com autismo, e sua inserção na escola regular. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e qualitativa, que analisou o conteúdo de publicações no período de março a junho de 2023. Para chegar a este ponto central do trabalho, foram considerados como embasamento teórico a Constituição Brasileira (1988), a Lei Brasileira de Pessoa com Deficiência (2015), o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DMS-5) (2014), a Declaração de Salamanca (1994), Declaração dos Direitos Humanos (1948), Meléndez (2002), Rodríguez (2009), Almeida et al. (2007), Palacio e Menjura (2020), Fernández (2003), Jannuzzi (2004), Fossile (2010), Schmidt et al. (2016), Passos, (2019), Costa y Nunesmaia (1998), Rossi (2007), Cervini (2011), Mendonça e Silva (2019), Brito et al (2021) e outros. Além disso, há autores que abordam o tema da inclusão na escola regular. Com o objetivo de desenvolver uma das habilidades da linguística, foi desenvolvida uma proposta de atividade com o objetivo de desenvolver a interação no ambiente escolar, e medir o grau de aprendizagem da LE, em um aluno com Transtorno do Espectro Autista.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El profesor y la lengua española: propuestas didácticas para auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje E/LE
    (2017) MELO, Rayane Santos de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    O complexo processo de ensino/aprendizagem de línguas, requer de nós professores, habilidades e competências que podem ajudar na aprendizagem dos alunos. Com este pressuposto, temos de apresentar a Lei 11.16/2005 que tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, os métodos como aliado em aprender a língua espanhola, o professor e sua importância, ademais acentuar, a importância do professor reflexivo e as propostas didáticas, que favorecem de maneira positivas, auxiliando o professor em aulas de E/LE. Nossa discussão terá como base teórica, Almeida Filho (1998-2003), Selma Pimenta (2002), Pilleti (1985) cujas teorias inter-relacionam com o professor e sua prática docente. Com metodologias na ajuda do professor em aula de E/LE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o trabalho de duas professoras de maternal na escola municipal de ensino integral Ciria de Nazaré Tulosa dos Santos no município de Belém - PA
    (2021-09-20) SEABRA, Vivian Araújo Ferreira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho, analisa o trabalho de duas professoras do maternal através de questionários por elas respondidos, sobre as perspectivas da observação, planejamento e o cuidar e educar. Na qual levanta questionamentos acerca do trabalho pedagógico das mesmas, sobre um olhar ético e responsável. Analisando se em sua prática é executado o cuidar e educar, objetivando o desenvolvimento do aluno. Partindo da ideia de que o professor, é um agente crucial na aprendizagem da criança e que precisa cuidar eticamente do seu aluno sobre um olhar afetivo, vendo seu aluno como uma criança que precisa ter seus direitos assegurados. Pois quando o cuidar ganha uma dimensão ética, ele entra na esfera do educar e se tornam um só. Dessa forma, o trabalho mostrará as dificuldades na elaboração da pesquisa, bem como os resultados pela perspectiva das professoras, na qual, entendem o quanto a observação pode ser necessária para o conhecimento do aluno e que favorece diretamente no planejamento das atividades de cuidar e educar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A experiência do PIBID: o impacto das primeiras vivências do professor estagiário
    (2022-07-05) LIMA NETO, Antônio Clemente de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA
    (2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância das novas tecnologias no ensino da Matemática como auxílio na prática docente
    (2024-01-11) FERREIRA, Cristian dos Santos; COUTO, Wladson França; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O presente artigo, visa um estudo perante o propósito do uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem, em especial na disciplina de matemática. Buscar reconhecer as maiores dificuldades presentes na escola perante a utilização de novas tecnologias, a importância dos professores, como também os seus conhecimentos voltados à área das tecnologias, as adaptações necessárias tantos para professores e alunos no uso de softwares relacionados especificamente à disciplina de matemática. Com o uso e a demonstração de aplicabilidades matemáticas, tende-se a motivar o aluno. Em vista desse assunto, queremos saber qual o olhar dos professores na hora de encarar este novo recurso didático no processo ensino – aprendizagem, observado que muitos nunca tiveram a oportunidade de entender como toda esta tecnologia acabou entrando em nossas vidas de uma maneira tão rápida. O proposito deste trabalho será de analisar através de um questionário, como os professores estão lidando com esta ferramenta para criar situações de aprendizagem. Primeiramente foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica para conhecer melhor o tema e poder explorá-lo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do estado no município de Abaetetuba/PA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia
    (2022-02-21) LIMA, Raiumundo Júnior de Lima; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vai Trabalhar Palhaço: a trajetória de um palhaço – artista – professor
    (2022-06-28) SANTOS, André Luiz Reis dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: “VAI TRABALHAR PALHAÇO: a trajetória de um palhaço – artista – professor”, no qual são trazidas memórias, marcas do acaso, encantamentos, desilusões e descobertas que constroem a trajetória de um palhaço – artista – professor. A partir da exposição sobre o riso, a importância deste para a formação do palhaço e o aperfeiçoamento desta arte com o conhecimento teórico/empírico, este trabalho tem por objetivo principal descrever a formação de um palhaço que se moldou por amor à arte e que hoje se aperfeiçoa para ensinar a técnicas do fazer rir. Deste modo, apresenta-se a história do Tio Padreco que tem por trás do nariz do palhaço o artista André Reis, que aqui se apresenta. Assim, a partir de um estudo de caso, exponho a maneira com a qual me desenvolvi pessoalmente com o intuito de exercer a minha verdadeira vocação – ser palhaço e artista. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi pesquisa bibliografia com intuito de buscar referências sobre a origem do riso, principal objetivo do exercício de palhaço, arrancar uma alegria de quem o observa. A pesquisa bibliográfica também irá enriquecer a exposição do palhaço, porém a profundidade do tema será realizado através de um estudo de caso, no qual através da história vivenciada pelo palhaço Tio Padreco, há a representação e ressignificação do simples ato de ser um palhaço, desfigurado de técnicas rebuscadas, que se liga estritamente pela síntese do amor à arte do fazer entre o ser artístico e a plateia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA