Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professional training and practice"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise da atuação dos profissionais de apoio escolar na educação básica
    (2025-05-05) BRITO, Milene Sousa; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    O estudo objetiva investigar a atuação Profissional de Apoio Escolar (PAE) na escola de educação básica. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa com cunho bibliográfico, na qual os dados foram obtidos através de pesquisas no portal Google Acadêmico, utilizando filtros de pesquisa, sendo o primeiro o uso de termos de busca para localizar obras, sendo utilizadas a busca por palavras chave. Ademais utilizou-se o recorte temporal dos anos 2020 – 2025, visando trazer dados atuais sobre o tema e compor a seção de resultados e discussões desta pesquisa. Neste estudo dialogamos com autores como Lopes e Mendes (2023), Ranzan, Costa, Denari (2020), Cunha (2017), Soares (2020), Leal, Pimental, Matos (2024), Piozevan e Vilaronga (2025) etc. Para análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo na concepção de Bardin (2016). Os resultados apontam que ocorre a sobreposição de atribuições na atuação desde profissional, desenvolvendo funções além das previstas pela legislação. Outra questão recorrente são as lacunas na formação deste profissional voltada para o campo da educação especial e inclusiva. Este estudo, portanto, permitiu identificar barreiras significativas e contribuir para a construção de conhecimentos sobre a temática, possibilitando, em análises futuras, o debate e a reflexão sobre os caminhos para o avanço na atuação dos PAE’s.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA