Navegando por Assunto "Professional recognition"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Para além do cuidado: a influência da formação na prática e no reconhecimento profissional de cuidadores em uma escola estadual de Capanema-PA(2025-10-14) PEREIRA, Millene Leal; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de cuidadores escolares e sua relação com a formação e a valorização profissional no contexto da educação inclusiva, tomando como estudo de caso uma escola estadual de Capanema-PA. A investigação, de natureza qualitativa, baseou-se na realização de entrevistas semiestruturadas com três cuidadoras, para compreender suas percepções sobre a preparação, os desafios e os avanços inerentes à função. Os resultados evidenciam que a falta de formação específica e as condições laborais precárias impactam diretamente a qualidade do apoio educacional especializado. Constatou-se que os conhecimentos são construídos predominantemente na experiência cotidiana, sem suporte institucional sistemático, enquanto os profissionais enfrentam obstáculos de ordem estrutural, relacional e emocional. Conclui-se pela imperiosa necessidade de políticas públicas que assegurem formação continuada adequada, melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento institucional para esses agentes, elementos fundamentais para a consolidação de uma inclusão escolar efetiva e de qualidade.