Navegando por Assunto "Produtos educacionais"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Biologia: análise sobre a contextualização regional na Amazônia legal.(2025-04-03) SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A formação continuada de professores é um processo indispensável para o bom desempenho docente, pois agrega possibilidades para melhorias na aprendizagem e a superação dos desafios educacionais contemporâneos. Considerando o papel dos Mestrados Profissionais na formação docente, esta pesquisa analisou os Produtos Educacionais (PE) em Ensino de Ciências e Biologia produzidos nos Programas de Mestrado Profissional da região da Amazônia legal, no período de 2014 a 2023, para verificar de que maneira os PEs abordam temáticas do contexto amazônico em suas propostas de ensino/formação, quais os focos temáticos e a articulação entre o nível de ensino e o conteúdo curricular. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualiquantitativa foi baseada nas três fases da Análise de Conteúdo: (i) a sistematização dos PEs identificados com base em doze descritores previamente definidos; (ii) a leitura analítica dos PEs que abordavam temáticas do contexto amazônico e (iii) a interpretação dos resultados e discussão com os referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa revelaram que as instituições que possuem mais PEs que trabalham o contexto amazônico incorporam explicitamente essa abordagem em seus objetivos e linhas de pesquisa. Os temas predominantes em relação ao número de trabalhos incluem Educação ambiental, Fauna e Flora amazônica, Espaços não Formais e Metodologias de Ensino, reforçando a importância da contextualização para um ensino que faça sentido e valorize a cultura local, além da necessidade de mais incentivos para o desenvolvimento de pesquisas que abordem os saberes tradicionais e indígenas, necessários para uma educação decolonial e significativa na Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pluralidade metodológica no ensino de Bioquímica e Citologia a partir de Repositório Digital Educacional(2023-12-12) COSTA, William Lima da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Uma particularidade no ensino de Citologia e Bioquímica é o caráter microscópico e abstrato dos assuntos, o que torna o estudo mais desafiador; assim, para promover a aproximação e compreensão dos estudantes, é necessário o uso de pluralidade metodológica no ensino aprendizagem neste tema. Visando contribuir nesta questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo e as potencialidades de um Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Bioquímica e Citologia que integra a Coleção Ensino de Ciências na Escola, uma vez que se configura como material de apoio para planejamento docente de aulas nesta temática. A investigação se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica na qual foi realizada uma análise quanti-qualitativa descritiva com base nas três fases da Análise de Conteúdo, tendo como principais categorias: (i) Conteúdos Abordados; (ii) Estratégias de Ensino e (iii) Interdisciplinaridade e Inclusão. A partir dos resultados, consideramos que o Catálogo Digital de Bioquímica e Citologia oferece um suporte pedagógico aos docentes para o efetivo exercício do pluralismo metodológico no ensino desta temática, pois as propostas educativas diversificadas apresentadas nos produtos educacionais analisados podem enriquecer as atividades em sala de aula, trazendo dinamismo, inovação e aperfeiçoamento da prática pedagógica e no ensino do tema.