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Navegando por Assunto "Processo formativo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção da identidade docente: pertencimento e autonomia como professora de Biologia
    (2023-12-06) LISBOA, Luana Oliveira; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O presente relato tem como objetivo demonstrar as expectativas e anseios vivenciados dentro do meu processo formativo, assim como apresentar a construção da minha identidade profissional e como ela está cercada de desafios, advindos desde a falta de conexão com algumas áreas específicas da biologia, até a angústia de não saber se serei uma boa professora. Com isso, o relato pauta-se nas descrições de experiências vivenciadas até o presente momento no Programa Residência Pedagógica (PRP), e como elas têm transformado o meu pensar acerca de minha profissão, o quanto também tem sido significativo passar por todos os desafios para que pudesse ter uma ampla reflexão sobre o que é ser uma professora de Biologia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora
    (2018-12-12) PINHEIRO, Luciane Gonçalves; BARRETO, Edna Abreu; http://lattes.cnpq.br/8766580699662093; https://orcid.org/0000-0002-9638-1463
    O presente Memorial aborda sobre meu processo formativo, desde a educação básica até a Graduação no Curso de Pedagogia, identificando, ao longo deste processo, o momento em que ocorreu a escolha pela profissão docente. Este Memorial constitui-se como uma narrativa reflexiva do meu processo educativo, destacando os momentos que ficaram registrados na memória de maneira positiva ou não. Possui, como ponto de partida, o processo de construção da leitura e escrita no Ensino Fundamental, seguindo com as considerações acerca do Ensino Médio até a Graduação, ressaltando quais foram as perspectivas advindas junto ao conhecimento teórico sobre a educação e a arte de ensinar. Concluo fazendo breve ressalva sobre o que foi apresentado, e exponho as minhas pretensões para o futuro como docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O processo formativo do estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: Um estudo na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, Santa Luzia do Pará-PA
    (2023-08-09) OLIVEIRA, Ana Claudia Sobrinho de; FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6403644133106892; https://orcid.org/0000-0001-6160-8034
    A presente pesquisa objetiva analisar o processo formativo de estágio a partir das reflexões realizadas por meio das vivências no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, compreendendo este processo formativo com um dos percursos em que o(a) pedagogo(a) atravessa no percurso para a sua futura atuação profissional. O trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, intentando realizar o cotejamento na relação teoria e prática por intermédio do objeto de estudo e da sua relação com os sujeitos a partir das experiências vivenciadas. Para a realização desta análise foi feito um levantamento bibliográfico sobre as discussões envolvendo o campo da Gestão e Coordenação Escolar, além da pesquisa documental a partir da análise dos documentos da escola. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante e, como instrumentos para geração de dados, o diário de campo e entrevistas abertas. O estágio supervisionado é um importante componente curricular no processo formativo dos(as) estudantes de graduação, pois proporciona a esses(as) estagiários(as) adentrar no campo profissional de atuação, compreendendo e analisando as demandas e as atribuições profissionais a serem exercidas. Nesse sentido, o estudo demostra a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Florentina Damasceno, evidenciando que o trabalho da Coordenação Pedagógica e da Gestão Escolar é bastante complexo, envolvendo questões relacionadas ao planejamento escolar, processos administrativos e pedagógicos e situações em que esses profissionais precisam lidar, especialmente questões interpessoais inseridas no ambiente escolar, como conflitos e problemáticas internas. Restou evidente o quanto é desafiador o trabalho da Coordenação e da Gestão Escolar, visto que são muitas as situações em que esses profissionais precisam intervir. Conclui-se que a escola precisa de uma participação coletiva e democrática, envolvendo tanto a Gestão, a Coordenação Pedagógica, os(as) professores(as), alunos(as), equipe de apoio e toda a comunidade escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividades: 2018/2019, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. O aluno com deficiência auditiva e o ensino-aprendizagem
    (2023-11-14) JESUS, Carla Thalia Bastos; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837
    No Brasil, os documentos oficiais para a inclusão no ensino superior estão direcionados para a democratização e a igualdade de condições para todos; esses orientam para garantia de condições de acesso, permanência e sucesso no processo formativo. Os alunos surdos participam de uma comunidade linguística caracterizada por um compartilhamento de uma língua de sinais, valores culturais e socialização própria. A seguinte questão problema direciona a pesquisa: qual o significado de inclusão do estudante de pós-graduação surdo para os professores de uma IES? Para responder à questão, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como os professores do ensino superior percebem a inclusão do estudante surdo na pós-graduação. O levantamento foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com quatro professores e dois intérpretes em uma turma de pós-graduação da UFPA/campus de Bragança que tem uma com uma aluna surda matriculada. A estudante surda se recusou a participar da pesquisa. As entrevistas foram tratados por meio da análise de conteúdo. Dos dados emergiram as temáticas: compreensão de inclusão no processo formativo e surdez, planejamento e prática pedagógica, relação professor-aluno, e os desafios enfrentados no processo formativo sobre o sentido inclusão no processo formativo os participantes percebem uma ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e a realidade; assim também, há um desconhecimento sobre a educação inclusiva e modificações nas políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Referente os sentidos sobre a surdez as respostas dos professores denotaram um certo e desconhecimento da temática, outros professores afirmaram tratar-se de uma deficiência. Para os tradutores os sentidos se diferenciaram de acordo com a pesquisa foram: uma deficiência sensorial e que precisa de recursos específicos como o domínio de libras, cultura e uso da língua de sinais como o meio para se comunicar, necessidade do serviço de tradutores intérpretes. Sobre o planejamento e prática pedagógica os participantes ressaltaram principalmente o apoio pedagógico dos intérpretes, modificações no critério avaliativo e pouco apoio pedagógico institucional e Sobre a relação professor-aluno os professores expressaram dificuldade nessa relação pelo não domínio de libras. Os desafios a serem enfrentados envolvem a melhoria e enriquecimento da prática pedagógica e profissional, modificações institucionais que venham de fato efetivar uma prática inclusiva (como apoio e formação para professores, acessibilidade, etc.) e a apoio institucional pedagógico.
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