Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Processo educacional"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva em comunidade ribeirinha: desafios da acessibilidade e do transporte escolar para estudantes com deficiência
    (2025-08-25) ABREU, Ana Caroline Barros de; CUNHA, Eliceia Costa da; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Ao longo do tempo a acessibilidade e inclusão educacional foram se transformando em um direito da pessoa com deficiência, mas é possível observar que ainda não se configura de maneira adequada no cotidiano das escolas, a ausência de políticas públicas dificulta a organização de práticas pedagógicas que possibilitem a permanência de alunos na escola do campo. Este artigo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em uma escola ribeirinha na área insular do municipio de Abaetetuba, dando ênfase a rotina escolar de um aluno com transtorno do espectro autista, o qual realiza o atendimento educacional especializado em uma das escolas do arquipélago. Para tratar a respeito do que é ser acessível, buscou-se identificar os principais fatores que impedem essa acessibilidade e inclusão da igualdade de oportunidades ao meio físico, ao transporte escolar e ao processo educacional nas escolas analisadas. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa direcionada a pesquisa de ação participante, realizando vivencias no cotidiano do aluno, diálogos com os professores, gestão escolar, o próprio aluno e seus pais. No resultado apresenta-se os dados e informações da pesquisa descrevendo o cotidiano do aluno, a trajetória de sua casa até a escola, dando destaque ao contexto em que ele está inserido, o rio, enfatizando como ocorre ou não, a acessibilidade no processo educacional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA