Navegando por Assunto "Problem solving"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática(2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de probabilidade no 8º ano por meio de atividades experimentais(2022-07-11) ALENCAR, Gabriela Serras de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino de matemática sempre foi considerado difícil e complexo, além disso, também é visto como indesejável e entendiante pelos alunos. O conteúdo de probabilidade não é exceção, tema muitas vezes temido pela maioria dos professores, e na maioria das vezes esquecido ou mal feito em sala de aula a ponto de ser considerado chato e difícil pela maioria dos alunos. O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância do ensino da probabilidade através das atividades experimentais, para alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Aborda alguns aspectos do ensino da matemática na sala de aula, principalmente recorrendo ao que hoje é conhecido como Tendências da Matemática. O recurso material é utilizado primordialmente como método de atividade e resolução de problemas na tentativa de motivar e desafiar os alunos a buscar conhecimento e abrir novas opções, possibilitando aos professores trabalhar em sala de aula de uma forma que valorize o ensino da probabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática para os anos finais do ensino fundamental(2023-06-30) PAULA, Jhonata Souza; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Essa pesquisa trata da Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Configura-se como bibliográfica de cunho qualitativo, cujo objetivo geral foi apresentar uma atividade propositiva de Modelagem Matemática relacionada ao conteúdo interpretação de dados em gráficos e tabelas. Tal conteúdo constitui-se como uma das competências e habilidades que os discentes devem desenvolver no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme orienta a BNCC (2018). Para alcança-lo, tem por objetivos específicos: situar a MM como metodologia ativa; Conhecer fundamentos da Resolução de Problemas associada MM; e, apresentar uma proposta de MM e Resolução de Problemas para o 7º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica está apoiado em autores como: Barbosa (2004), Bertone, Bassanezi e Afelice (2014), Diesel, Baldez e Neumann (2017), Silva (2018) e Scheneiders (2018), Silva Souza (2018), Sodré (2019), Silva (2020), Ferreira (2020), Santos e Cunha (2021) e Avelar, Silva e Giordano, (2022). Acredita-se que a atividade proposta pode propiciar discussão matemática capaz de promover ensino aprendizagem significativo. Podendo reduzir barreiras entre conhecimentos conceituais e o uso prático dos conhecimentos na realidade; os temas no qual se pode trabalhar com a MM associada à Resolução de Problemas são múltiplos, mas devem ter como ponto de partida a realidade social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problema de programação linear: uma abordagem para o Ensino Médio(2022-12-02) SILVA, Jean Furtado da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho surge como uma proposta de introduzir os conceitos iniciais de Programação Linear no Ensino Médio, levando em consideração as competências e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere. Nesse sentido, nosso objeto de estudo é primeiramente propor um ensino de Programação Linear através do Método Gráfico, assim, buscamos apresentar conceitos básicos de forma que seja compreensível para alunos do Ensino Médio. Apresentamos situações problemas de forma que venha exemplificar o modo que podemos abordar em sala de aula a Programação Linear e dessa forma relacionar a programação linear com sistemas lineares, tendo em vista que sistemas lineares é conteúdo ministrado no Ensino Médio. Além disso, somou-se o uso do software SOLVER para solução computacional de Problemas de Programação Linear (PPL) abordados neste trabalho. O desenvolvimento desta proposta se deu através de uma metodologia qualitativa, consultando referências que abordam formas de tentar inserir Programação Linear no Ensino Médio através da resolução de problemas com ou sem auxilio de ferramentas computacionais, partimos da análise de outros autores que mostrava a possibilidade do ensino deste conteúdo e de que forma poderia ser iniciada a abordagem. Assim conseguimos identificar que uma abordagem “mais leve” poderia ser através do método gráfico, obtendo assim sucesso na proposta de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do whatsapp como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de matemática(2022-12-18) GONÇALVES, Rita de Cassia Lobato; PIMENTEL, Sammya Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente artigo busca fazer uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura que tratam da resolução de problemas nas aulas de matemática com o uso das redes sociais, em específico o WhatsApp. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se, como um estudo bibliográfico. Sendo assim, o texto apresenta uma catalogação de trabalhos que tratam da temática nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, em um recorte temporal de 2016 a 2021, reunindo aproximadamente 50 arquivos, que após uma filtragem foram desconsiderados os arquivos duplicados, os que não estavam relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e a disciplina de matemática e aqueles que não estavam disponíveis na íntegra, restando assim apenas duas dissertações que estavam relacionadas especificamente ao tema. Os trabalhos indicaram que o uso do aplicativo funcionou positivamente, levando a refletir que uma rede social, como WhatsApp, popularmente utilizada pelos alunos, favorece o ensino de matemática, tornando-se um suporte de continuidade da dinâmica da sala de aula.