Navegando por Assunto "Probability"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de temas em probabilidade e séries temporais no âmbito de iniciação científica de um aluno de graduação(2024-02-29) BARBOSA, Breno de Castro; LOPES, Ramz Luiz Fraiha; http://lattes.cnpq.br/9243100711757784Este trabalho apresenta duas aplicações de temas como probabilidade, estatística e séries temporais a problemas reais nas quais o autor participou enquanto pesquisador em companhia de seu orientador. Uma delas é uma aplicação direta da tese de doutorado de seu orientador e outro uma segunda situação problema, também em um tema que orbita a área de probabilidade e estatística. Todas as aplicações mostradas resultaram em resumos/artigos publicados e se desenvolveram entre os anos de 2020 e 2023. Procura-se também destacar que atividades de pesquisa como as desenvolvidas pelo autor enriquecem a formação acadêmica de um aluno de graduação. Isto é feito ao recapitular os fundamentos básicos de probabilidade e séries temporais que são as bases das aplicações apresentadas neste trabalho. Além disso, toda a fundamentação básica apresentada busca deixar o trabalho acessível a um leitor eventualmente não iniciado nos temas deste estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de probabilidade no 8º ano por meio de atividades experimentais(2022-07-11) ALENCAR, Gabriela Serras de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino de matemática sempre foi considerado difícil e complexo, além disso, também é visto como indesejável e entendiante pelos alunos. O conteúdo de probabilidade não é exceção, tema muitas vezes temido pela maioria dos professores, e na maioria das vezes esquecido ou mal feito em sala de aula a ponto de ser considerado chato e difícil pela maioria dos alunos. O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância do ensino da probabilidade através das atividades experimentais, para alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Aborda alguns aspectos do ensino da matemática na sala de aula, principalmente recorrendo ao que hoje é conhecido como Tendências da Matemática. O recurso material é utilizado primordialmente como método de atividade e resolução de problemas na tentativa de motivar e desafiar os alunos a buscar conhecimento e abrir novas opções, possibilitando aos professores trabalhar em sala de aula de uma forma que valorize o ensino da probabilidade.