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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Conservação preventiva de acervos orgânicos na Amazônia: estudo de caso no Museu Casa das Onze Janelas e Museu de Arte de Belém do Pará
    (2017-04-06) CASTRO, Tayná Mariane Monteiro de; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Acervos orgânicos são mais suscetíveis às modificações em decorrência das condições ambientais. Por isso, a Conservação Preventiva, responsável pela desaceleração dos efeitos causados por agentes de deterioração em acervos museológicos, é essencial para que o patrimônio salvaguardado perdure mais. Entretanto, não há padrões estabelecidos nas bibliografias para as particularidades amazônicas. Portanto, com oobjetivo de contribuir com o desenvolvimento de práticas curatoriais em acervos amazônicos, este trabalho analisa a climatização de acervos orgânicos em exposições de longa duração, no Museu de Arte de Belém e Museu Casa das Onze Janelas. Foram monitoradas por 4 meses, a cada 2 horas, a temperatura e a umidade dos ambientes. As duas instituições possuem índices elevados de temperatura e umidade relativa, porém a variação, considerada a mais danosa para os acervos, é controlada de forma diferenciada, seja através de um bom armazenamento, como o “Gabinete de papéis”, ou de um sistema não dependente de condicionadores de ar, com auxilio da estrutura predial, em ambos os casos, mantém o bom estado dos objetos. Com isso, mostramos que não existe uma única forma de conservação, e que é possível conservar acervos delicados, como os orgânicos, em meios considerados adversos, como a Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conservação preventiva na Reserva Técnica Curt Nimuendajú
    (2016) VICENTE, Bianca Cristina Ribeiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    O objeto etnográfico é produzido de forma manual por diversas culturas ao longo do tempo. Dentro do museu esse material é base para estudos antropológicos e culturais e, ao passar pelo processo científico da musealização, estes devem ser preservados. O Museu Paraense Emilio Goeldi salvaguarda na Reserva Técnica Curt Nimuendajú um enorme acervo de Etnografia com mais de 14 mil objetos de origem indígena, africana e regional. Nesta reserva técnica há um sistema alternativo de climatização que controla com uso de ventiladores insufladores, exaustores e desumidificadores a umidade relativa. Para a preservação de objetos museológicos, umas das práticas correntes nos museus é a Conservação Preventiva a qual visa prolongar as boas condições físicas e químicas do acervo, atuando na prevenção contra os agentes de deterioração, tais como temperatura e umidade relativa inadequadas. Baseando-se nesta disciplina, realizou-se o monitoramento das condições ambientais da reserva técnica objetivando analisar a temperatura e umidade relativa (UR) dos ambientes macro (sala) e micro (armários, gavetas e embalagens) durante cinco meses. Três dataloggers foram programados para coleta a cada duas horas, em dez diferentes lugares da reserva para o macro ambiente e doze para o micro. Também foram utilizados um termo higrômetro e um termômetro infravermelho durante cinco dias. A média de temperatura do macro foi de 30,25 °C e UR de 55,90%, com variações de 1,34°C e 5,31%, respectivamente. O micro ambiente obteve a média 29,97°C de temperatura e 54,82% de UR, com variações de 1,28°C e 4,64%. As médias de umidade relativa, tanto no macro quanto no micro ambiente se encontram de acordo com os padrões internacionais de Conservação Preventiva, por outro lado a temperatura mostrou-se muito elevada. Entretanto, as variações apresentaram valores baixos o que proporciona maior estabilidade às peças as quais sofrem menores alterações de dimensionais. Porém, deve-se ressaltar que a Amazônia apresenta características peculiares e que estes padrões considerados inadequados na literatura podem não ter o mesmo efeito em materiais acostumados as altas temperaturas amazônicas, portanto, percebe-se a necessidade da realização de estudos mais aprofundados direcionados ao reconhecimento dos constituintes dos objetos, para acompanhar se estão ocorrendo reações químicas e em quais velocidades. Destaca-se a importância de pensar medidas de conservação preventiva que reflitam e respeitem a realidade climática e museológica da região.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoria museológica de microfósseis a coleção de Ictiólitos do Museu Paraense Emilio Goeldi
    (2014) SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho se trata de um estudo de caso referente aos processos de curadoria utilizados em acervos de microfósseis, mais especificamente Ictiólitos - fragmentos esqueletais microscópicos de peixes -, com o objetivo de desenvolver um protocolo de armazenamento e documentação destes exemplares em acervos de paleontologia, tendo como base a coleção do MPEG. Com vistas a este objetivo, o trabalho apoiou-se não só nos princípios da Conservação Preventiva e Documentação Museológica, como também em entrevistas com pesquisadores e curadora que trabalham com microfósseis como forma de compreender especificidades deste tipo de coleção. Os Ictiólitos do acervo de Paleontologia do MPEG reuniam-se em mais de 2.000 exemplares tombados por lotes, dispostos de maneira inadequada em lâminas escavadas dentro de caixas de papelão, dificultando a manipulação, facilitando a perda e impossibilitando o acesso individual aos exemplares. Foram então analisados formas de armazenagem, fixadores e documentação para esta coleção. Os exemplares foram colados em lâminas quadriculadas, utilizando adesivo padrão a base de PVA – fixador de fácil acesso e que possibilita a retirada do material das lâminas sem causar dano. Para a documentação foram elaboradas fichas catalográficas contendo dados gerais e específicos, possibilitando além do registro o acesso ao material sem constante manuseio. A partir destas práticas se elaborou um Protocolo para a Curadoria de Microfósseis de Vertebrados – Ictiólitos, a fim de auxiliar trabalhos voltados a esta tipologia de coleção e padronizar ações de curadoria referentes aos mesmos. O uso destas técnicas de curadoria foram importantes para a promoção de guarda e conservação do patrimônio fossilífero da Amazônia, possibilitando o melhor armazenamento dos microfósseis, acesso a coleção e também a disponibilização dos dados para pesquisas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de conservação preventiva como ferramenta de proteção ao patrimônio móvel: estudo de caso da coleção de Etnografia Curt Nimuendajú
    (2015) FONSECA, Ana Paula Souza; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    O trabalho é um estudo de caso desenvolvido na reserva Etnográfica Curt Niumendajú do Museu Paraense Emílio Goeldi, que teve como objetivo fazer um diagnóstico básico de Conservação Preventiva. Visando apresentar um panorama dos agentes de degradação, as formas de acondicionamento e as dinâmicas dentro da reserva, sempre considerando o sistema de climatização de altas temperaturas e baixa umidade instalado na reserva técnica, contribuindo para a documentação do estado geral do acervo após a implementação deste sistema. Para tal foram realizados monitoramentos de temperatura e umidade em macroclima e microclimas, com intuito de se entender: 1) os parâmetros sobre os quais o acervo se mantem diariamente; 2) os materiais utilizados para o acondicionamento das peças e 3) as práticas de higienização. Os resultados mostraram que o acervo, apesar de possuir índices de temperatura e umidade nem sempre condizentes com a literatura, permanece, em geral, em estado estável, com problemas em determinados pontos e peças, necessitando estas análises mais aprofundadas para a determinação exata do agente causador do dano. Com relação a higienização, pequenas alterações na frequência e forma de limpeza do espaço e dos mobiliários, resultariam em grandes mudanças para a conservação do mesmo, visto que foram identificadas a presença de determinados pragas (artrópodes). Estas por sua vez também precisam ser identificadas futuramente com intuito de definir a periculosidade da presença das mesmas no local. Portanto, apesar de inicial o diagnóstico desenvolvido para o acervo, este mostra que as condições gerais são positivas necessitando de mais investimentos na área de conservação, seja em pesquisa quanto em mão de obra, para que o Museu Paraense Emílio Goeldi continue cumprindo adequadamente seu papel de fiel depositário, deste patrimônio que pertence a todas as comunidades amazônicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de conservação preventiva de patrimônios arqueológicos: o acervo cerâmico do sítio sambaqui do Tucumã (Melgaço – PA)
    (2014) CARVALHO, Giovana Pampolha de; SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; http://lattes.cnpq.br/8100923268450323
    A Cerâmica Arqueológica se apresenta de forma muito intensa na região amazônica, compondo grande parte dos acervos de Arqueologia que aqui se formam. Estes bens, de grande importância social, por vezes não estão armazenados em espaços como os museus, que ainda são entendidos como principais responsáveis pela salvaguarda do patrimônio cultural, sendo assim, buscou-se o “não museu” como espaço de proteção. Consideramos então, os artefatos cerâmicos coletados no sítio Tucumã (Melgaço-Pa), lotados no Laboratório de Arqueologia da UFPA. Para as análises foi examinado o médio e microambiente dos recintos que salvaguardam estes bens, a partir de práticas de Conservação Preventiva, considerando o material de armazenamento, forma de manuseio e fatores ambientais – variação de umidade relativa e temperatura. Afim de examinar se o espaço armazena seus materiais de forma adequada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de mobiliário em exposição na realidade amazônica: subsídios para práticas de salvaguarda
    (2014) COSTA, Luiza Nayara Mendes; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    Os bens/objetos culturais são considerados partes materiais que remetem memória, identidade e histórias de uma sociedade, pois são considerados transmissores culturais o que justificam ações que visam a sua salvaguarda e difusão. A presente pesquisa discute questões voltadas à conservação preventiva, no que tange aos fatores que causam a deterioração dos materiais, condições ambientais de exposição, tipos de materiais, fatores antropogênicos e introduz procedimentos de conservação para tipos de suportes expográficos, com enfoque nas particularidades da Região Amazônica, usando como estudo de caso o Museu de Arte de Belém. As análises e propostas aqui discutidas, se realizam em 3 salas expositivas deste museu: Domenico de Angellis, Armando Balloni e Ruy Meira. Este estudo busca colaborar com as políticas de conservação e preservação de instituições museológicas na Amazônia, em função de suas particularidades climáticas, levando em consideração fatores físicos, químicos, ambientais e problemas referentes à gestão, fatores estes que dificultam o alcance real das funções dos museus: coletar, documentar, pesquisar, conservar, comunicar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico e manejo integrado de pragas (MIP) na coleção de fungos do herbário João Murça Pires (MG)
    (2018-12-21) SOUZA, Carla Vitória Lobo de; SOTÃO, Helen Maria Pontes; http://lattes.cnpq.br/4569590439918954; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho visa compreender a importância da Conservação Preventiva no combate as pragas para as coleções biológicas no âmbito dos museus de ciência. Como objeto de estudo teve-se a Coleção de fungos do Herbário João Murça Pires (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, importante referência para Amazônia que por preservar espécimes de composição orgânica que pode se tornar alvo de pragas. Com o intuito de preservá-la mediante sua importância, estabeleceu-se como objetivo principal, assim, o desenvolvimento de uma proposta de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a Coleção, para o alcance do mesmo a metodologia se dividiu em três frentes: a primeira consistiu na análise do espaço e das práticas de conservação utilizadas, a segunda na analise do macroclima (uso do datalogger modelo HT-70) e a terceira na identificação de pragas (a olho nu ou com auxílio de lupa, em parceria com entomólogos). Com os dados obtidos, verificou-se que a manutenção do herbário, na medida do possível, inclui ações que ajudam no combate deste agente biológico como a proibição de alimentos, a regulação da climatização (Temperatura entre 21º a 30º C e UR a 35%), a limpeza (mesmo que de forma superficial) e o uso do envenenamento (por gás fosfina). Todavia devido a outros problemas como a presença de vegetação ao redor e a não vedação de portas, janelas e armários, ainda ocorre a entrada de pragas no acervo, sendo encontrado durante este estudo um total de 25 insetos divididos entre as ordens Blattodea, Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera e Hymenoptera. Deste modo, com o intuito de tomar medidas que sejam eficazes no combate as pragas e benéficas tanto para a coleção quanto para os profissionais que nela trabalham (evitando a utilização do gás fosfina, altamente tóxico ao ser humano) propôs-se um Manejo Integrado de Pragas (MIP) com propostas e sugestões contra a entrada e permanência de pragas na coleção. Este estudo ressalta a importância da conservação preventiva em acervos micólogos, garantindo a integridade de espécimes que podem suportar diversos tipos de estudos com contribuições à ciência significantes.
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