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Navegando por Assunto "Preconceito"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão pedagógica e projeto político pedagógico sobre a Lei nº 10.639/2003 na E. M. Rosalina Marques da Silva Favacho, Capanema–PA
    (2025-10-14) SOUZA , Patricia do Rosario de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia é resultado da pesquisa sobre a gestão pedagógica e o Projeto Político Pedagógico na materialização da Lei nº 10.639/2003 na E.M. Rosalina Marques da Silva Favacho, Capanema, Pará, buscando compreender como gestão pedagógica articula a prática da Lei nº 10. 639/2003 nos processos educativos Projeto Político Pedagógico e a prática no currículo escolar. O problema principal desta pesquisa busca entender a forma que a gestão pedagógica relaciona a Lei nº 10.369/2003 no currículo escolar visando as aprendizagens e sentido atribuídos a essa vivência. O objetivo geral consiste em analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola e analisar a fala da gestão pedagógica sobre a prática da Lei nº 10.639/2003 na perspectiva de uma educação antirracista, que possa ensinar que na sociedade há diferenças, que existem pretos e pardos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, porque é uma abordagem que me permite a observação participante, usando a técnica de entrevista como instrumentos para a coleta de dados, e, a observação participante nas atividades da gestão pedagógica e a análise de conteúdo como recurso para a interpretação dos resultados, que apontam que a gestão pedagógica conhece a Lei nº 10.639/2003 e que a legislação é mencionada no Projeto Político Pedagógico, todavia, não há uma proposta de educação materializada para uma Educação antirracista na E.M. Rosalina Marques da Silva.A gestão pedagógica realiza atividades de enfretamento ao preconceito, mas não fala do racismo como uma forma de violência. Assim, a pesquisa conclui que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof.ª Rosalina Favacho tem uma educação pautada na diversidade, mas não na diferença, bem como, não há a implementação da Lei n] 10.639/2003 no currículo escolar, nem no planejamento orientado para o corpo docente, infere-se que as ações são pontuais, ainda que existe um trabalho da gestão pedagógica comprometido com a Escola e o currículo, bem como a gestão escolar é ativa e atuante, ainda há limitações no ensino da educação antirracista em todos as disciplinas, uma vez que não é função apenas do professor de História, mas de todos professores (as), como de toda sociedade, principalmente, da estrutura da branquitude.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La representación de la negritud y del prejuicio en la obra “Cartas a mi mamá de Teresa Cárdenas”
    (2024-06-27) SILVA, Elialda Farias; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da obra Cartas para minha mãe como literatura negra e analisar a representação da negritude e do preconceito. Então, a ênfase nesta pesquisa é dar voz e visibilidade às autorias que falam da negritude e aos autores que defendem a literatura negra. Soma-se a isso o fato de a palavra “representação” ter se tornado conhecida por um público mais amplo, o que torna necessário perguntar quais identidades estariam representadas na literatura atual. Consequentemente, o corpus analítico trabalhado é a segunda edição da obra Cartas para minha mãe (1997). Esta pesquisa é de natureza qualitativa e contamos com o apoio de escritoras negras como Noémia de Sousa (1951), Teresa Cárdenas (1997), Munanga (2020), Paulette Nardal (2022). Os resultados demonstram a importância da literatura de autores negros e, principalmente, da obra de Teresa, numa produção literária amplamente dominada pela figura masculina, principalmente ao confirmar a representação da negritude e do preconceito em fragmentos de sua obra Cartas para minha mãe, o estudo também contribui para a avaliação da representação negra das produções literárias de autores negros na literatura latino-americana. Portanto, justificamos a realização deste estudo devido à relevância da temática da narrativa selecionada e da caracterização inovadora da personagem principal, a qual pode contribuir com a emancipação de jovens leitores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura brasileira: uma análise do preconceito racial no romance o mulato de Aluísio Azevedo
    (2017) SOUSA, Lorena de Nazaré Silva de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o preconceito racial presente no romance O Mulato de Aluísio Azevedo publicado em 1881, evidenciando o protagonista Raimundo, que é o alvo principal do preconceito por conta das suas origens negras. Essa obra apresenta a realidade social do século XIX, momento em que a sociedade passava por grandes avanços e transformações. Será feita uma abordagem sobre o naturalismo, destacando as principais teorias que surgiram nessa época, apresentando a relação entre naturalismo e ciência, e como se caracteriza um romance naturalista, tomando como base o romance experimental, que teve como responsável Zola, que baseasse nos modelos cientificistas de observação. Em seguida será discutida a relação literatura e sociedade, enfatizando sua importância social e sua capacidade de desenvolver o sendo crítico do ser humano, como nos apresenta Antônio Cândido, enfocando também a presença do negro na sociedade e sua representação na literatura. Por fim, apresentaremos no romance O Mulato como o preconceito racial se manifesta na escrita do romance, dando ênfase nos personagens, suas falas e atitudes racistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação
    (2019-01-11) SILVA, Marcia Cristina da; PINTO, Maria Celia Barros Virgolino; http://lattes.cnpq.br/5330638971317655
    Este artigo discute o preconceito e a discriminação étnico-racial no ambiente escolar, objetivando compreender como as escolas e seus docentes se preparam para o enfrentamento dessa problemática em sala de aula no ensino fundamental. Busca-se compreender as raízes discriminatórias historicamente, a fim de vislumbrar como se desenvolveu o preconceito étnicoracial na sociedade e seus reflexos na escola, assim como as consequências físicas e psicológicas para quem sofre esse tipo de violência. Traz-se ainda uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e as principais dificuldades encaradas pelos docentes para sua implantação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Como ajustar o currículo mediante a essas desigualdades raciais?
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