Navegando por Assunto "Pratica docente"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente: as reflexões sobre a trajetória de vida e de formação de uma educadora do município de Anapu(2023-01-25) BRANDÃO, Welma dos Santos; PONTES, Dienne Marly de SouzaEste trabalho de conclusão de curso, em forma de memorial abordará a importância da formação continuada para a prática do professor em sala de aula. A problemática se apresenta no seguinte questionamento: Qual a importância da formação inicial e continuada do professor para desenvolvimento das aprendizagens em sala de aulas? Tendo como objetivo identificar, como as formações inicial e continuada influenciam no desenvolvimento das atividades diárias do educador em sala de aula. Estarei utilizado como metodologia, uma pesquisa do tipo reflexiva autobiográfica, com abordagem qualitativa. Para fundamentar este trabalho, estarei Tardif (2007), mostrando que as práticas docentes, buscando em Nóvoa (1992, p.13), e suas afirmações no que se refere a importância da formação continuada do Freire (2008) para mostrar a necessidade do respeito que o professor professor, deve ter pelo conhecimento que o aluno traz com ele que precisa ser trabalhado na sala de aula. Este trabalho estará estruturado em quatro capítulos. O primeiro capítulo estarei relatando fatos marcantes da minha vida em família, no segundo capitulo a minha trajetória como estudante no decorrer do Ensino Fundamental e Médio. Já no terceiro capítulo, sobre minha formação e a minha carreira. No quarto capitulo abordarei o curso superior. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de formação de um futuro professor: experiências na graduação que foram edificantes na minha formação inicial(2014-12-22) ALBUQUERQUE, Charles Luã Araujo de; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/3811282366596635O trabalho que ora apresento tem formato de memorial de formação, no qual apresento as experiências de formação que vivenciei ao longo dos quatro anos de graduação no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Este trabalho retrata a formação inicial de professores ocorrido em um curso que traz uma nova proposta metodológica na formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental da educação básica, internalizando-a para o exercício de uma eficaz prática docente. Ao longo deste tempo estive em contato com propostas de trabalho diferenciadas para posteriormente serem aplicadas em sala de aula. Este trabalho busca resgatar e registrar os momentos mais significativos em minha formação docente, e como eles me fizeram refletir a minha própria prática enquanto graduando e enquanto futuro professor. Por meio das minhas experiências busco mostrar que impactos as didáticas desenvolvidas no curso tiveram na construção do meu perfil docente e na minha formação pessoal. Não podemos deixar de lado o nosso lado emocional e a história que trazemos da nossa jornada acadêmica. Ou seja, trago neste trabalho reflexões do entrelace do ser profissional e do ser pessoal que foram sendo tecidos no decurso de minha graduação.