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Navegando por Assunto "Pragmatismo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
    (2022-10-26) SOUSA, Marcela Pereira Garcia de; LEVY, Lênio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1171794682934046
    A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Macrotendências de Educação Ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências
    (2022-12-16) SALGADO, Juliana Bastos; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995
    A Educação Ambiental (EA) ganhou visibilidade a partir da preocupação com a degradação ambiental. Sendo a mesma um tema contemporâneo transversal, que deve perpassar todas as áreas do conhecimento. Nesse processo os livros didáticos servem como apoio aos professores na sua pratica educativa, e os mesmos devem prezar a orientação dos documentos oficiais da educação, e a diversidade epistemológica do campo. O eixo que delimita a diversidade de concepções e práticas de EA pode ser compreendido com um ramo conservador e outro crítico. E a partir dessa ótica, essa pesquisa analisou os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção inovar, do PNLD de 2020 a 2023, com enfoque nas suas imagens. Foi empreendido a técnica de análise de Bardin (2004), com categorias elencadas a priori, sendo estas as macrotendências políticos pedagógicas de EA, conservacionista, pragmática e crítica. E foi constatado uma predominância da categoria pragmática, devido a maiores abordagens de soluções pontuais e a fragmentação dos conteúdos. E com isso sugere-se métodos pedagógicos possíveis de lidar com a predominância do pragmatismo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Supremo Tribunal Federal e o foro por prerrogativa de função: interpretação constitucional ou estratégia institucional?
    (2025-04-01) PRAIA, Ana Luiza Xavier; MAGALHÃES , Breno Baía; http://lattes.cnpq.br/0126393188779750; https://orcid.org/0000-0002-7183-2440
    A presente monografia investiga a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o foro por prerrogativa de função, analisando os votos dos relatores nos julgamentos da Ação Penal 937-QO (2017) e do Habeas Corpus 232627 (2024). O problema central reside na necessidade de identificar como os fatores interpretativos são utilizados e como se relacionam com a oscilação jurisprudencial do STF, que alterna entre restrição e ampliação do foro. O objetivo é identificar os fatores interpretativos utilizados e o peso atribuído a cada, além da forma de utilização e como se relacionam com a argumentação geral do voto e, num plano secundário, realiza-se a análise do contexto político e sua relação com as decisões, buscando verificar como a Corte busca legitimidade e autoridade institucional em meio a crises políticas e pressões sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e método explicativo, utiliza análise de votos, doutrina e precedentes para compreender a dinâmica decisória do STF. Conclui-se que a atuação do Tribunal é marcada pela fluidez da jurisprudência, com mudanças interpretativas que respondem a demandas políticas e institucionais, bem como o preenchimento discricionário dos argumentos utilizados para fundamentar as decisões e a postura pragmática da Corte.
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